Para comer...|grey
Gastronomia|maismenos|closed
Num concelho com dois rios e uma profunda ligação aos mesmos, os pratos de peixe, como a sopa de peixe, o peixe frito, a caldeirada, a açorda de sável ou o arroz de lampreia constituíam a base da alimentação tradicional. Mantendo a originalidade dos seus métodos de confeção, muitos desses pratos estão disponíveis nos cardápios dos restaurantes locais.
Originárias das cozinhas das modestas gentes que trabalhavam a terra, chegaram até nós as migas carvoeiras e as pintassilgas, das quais derivaram as migas que hoje acompanham alguns dos pratos típicos do concelho de Constância. Além das migas, as carnes de galinha e borrego são, e sempre foram, muito utilizadas na gastronomia do concelho.
Na doçaria, para além do mel, e das tigeladas de Montalvo, entre outras iguarias, destacam-se os queijinhos do céu, um doce conventual muito apreciado.
Sopas
Sopas de feijão catrino com ovoSopa de peixeSopas e migas de bacalhauSopa de saramagos
Pratos de peixe
Açorda de ovasMigas de bacalhauFataça na telhaArroz de lampreiaPeixe fritoSaboga do espetoArroz de cabeça de peixeBogas fritasCaldeiradaMolhata de peixeAçorda de sávelCação de ceboladaSuor de peixeCaldeirada de peixe
Pratos de carne
Canja de galinhaCozido à portuguesaGalinha tostadaBorrego guisado com batatas
Sobremesas