«Guardiãs de biodiversidade» é o título da iniciativa que vai decorrer no Parque Ambiental de Santa Margarida, no próximo dia 22 de março, das 10h00 às 12h30, tendo como macro objetivo desvendar os segredos das abelhas silvestres.
As abelhas silvestres desempenham um papel fundamental como polinizadoras, garantindo a reprodução de muitas espécies de plantas e contribuindo para a produção de alimentos. Contudo, fatores como a destruição de habitats, o uso de pesticidas e as alterações climáticas estão a colocar em risco muitas das suas populações.
Esta atividade pretende sensibilizar para a importância das abelhas no equilíbrio ecológico e será estruturada da seguinte forma:
- Introdução – Breve apresentação sobre a diversidade das abelhas silvestres, o seu papel nos ecossistemas e as principais ameaças que enfrentam. Será também introduzido o uso da aplicação iNaturalist como ferramenta de ciência cidadã.
- Passeio guiado – caminhada pelos trilhos do parque para observação e identificação de abelhas silvestres e das plantas que visitam.
- Sessão Prática– utilização da aplicação iNaturalist para carregar e identificar as espécies fotografadas, promovendo o envolvimento dos participantes na monitorização da biodiversidade.
Esta é uma iniciativa essencial para aproximar a comunidade da natureza e incentivar a adoção de práticas que promovam a conservação dos polinizadores.
O Parque Ambiental de Santa Margarida convida todos os interessados a participarem nesta experiência educativa e inspiradora.
Para inscrições e informações sobre o evento, devem os interessados contactar o Parque Ambiental de Santa Margarida, através do número de telefone 249 736 929, ou do endereço eletrónico