Rotas e Percursos

III Festival das Grandes Rotas 2018

Cartaz FGR 2018 BTL

O Festival das Grandes Rotas surgiu em 2016 como um evento que visa promover o território do concelho de Constância em geral, mas sobretudo e em particular a Grande Rota do Zêzere e a Grande Rota do Tejo, dois percursos marcados que funcionam como equipamentos de cariz turístico para a região centro do país.

A Grande Rota do Zêzere (GR33) é um percurso linear, com cerca de 370 km, marcado nos dois sentidos, que acompanha o rio Zêzere entre a sua nascente na Serra da Estrela e a sua foz no rio Tejo em Constância, percorrendo no seu trajeto o território de 13 concelhos.

A Grande Rota do Tejo (GR12 E7), designada de Caminho do Tejo, é um percurso, com cerca de 45 km, que se prolonga pelas margens do rio Tejo entre a estação de canoagem de Alvega no concelho de Abrantes e a vila de Constância. Apresenta uma variante que percorre a margem sul do rio, permitindo tornar o percurso circular entre Abrantes e Constância, numa distância com cerca de 70 km. A Grande Rota do Tejo é um percurso que se pretende transeuropeu.

Para além da possibilidade de serem percorridos a pé, estas Grandes Rotas foram projetadas para também poderem ser realizadas de bicicleta ou em canoa. Desta forma, podem ser efetuadas de forma contínua e encadeadas por troços, ou então, em circuitos multimodais, recorrendo a mais do que uma atividade.

Constância assume-se como um território fulcral no desenvolvimento destas Grandes Rotas, já que para além de se localizar no início ou final dos percursos, conforme o sentido em que são percorridos, é o ponto de ligação entre as duas Grandes Rotas.

A edição de 2018 do Festival das Grandes Rotas irá decorrer dias 18, 19 e 20 de maio em Constância. O Município, em conjunto com agentes económicos locais, irão mais uma vez promover a Grande Rota do Zêzere e a Grande Rota do Tejo (Caminho do Tejo) no território concelhio com a realização de várias atividades nas áreas do turismo, lazer, desporto, cultura e ciência.

Este evento, integrado na estratégia de valorização turística do Médio Tejo, divulga a natureza, a cultura, a história, o património, a gastronomia e promove a saúde e o bem-estar. Centrando-se no turismo ativo, dá visibilidade ao património material e imaterial existente nas regiões do Interior Centro.

Um evento onde os amantes da natureza, desporto, lazer e aventura têm oportunidade de experimentar e vivenciar diversas atividades, desde passeios pedestres, canoagem, BTT, zumba, passando por passeios de barco, observações astronómicas, visitas temáticas e outras aventuras que apelam ao despertar das emoções sob um território ainda por descobrir.

A participação neste evento implica a aquisição do passaporte do III Festival das Grandes Rotas, que ficará reservado após preenchimento da ficha de inscrição.

O Passaporte é o documento que confirma a inscrição nas atividades do Festival, e deve ser adquirido pelos participantes no Posto de Turismo de Constância. O Passaporte permite usufruir de ofertas, descontos e promoções nas atividades, assim como nos alojamentos e restauração aderentes.

Apresentação BTL 2018

Descrição das atividades

O programa do III Festival das Grandes Rotas é composto pelas seguintes atividades:

18 de maio

COLÓQUIO sobre viagens de aventura e desafios em autonomia. Irão estar presentes 3 oradores para falarem sobre as suas experiências.

19 de maio

DOWNHILL URBANO ou DHU, é uma variante do Downhill disputada dentro de cidades que são privilegiadas com um relevo acidentado. Os circuitos combinam obstáculos naturais e artificiais, como rampas, muros e escadarias. A migração do evento dos circuitos de terra para as ruas da cidade serviu para divulgar melhor a modalidade, pois o público passou a acompanhá-lo mais de perto, interagindo mais com a prova, o que consequentemente atraiu a atenção de mais pilotos e da imprensa mundial. Esta será a 2.ª edição a decorrer em Constância.

CANOAGEM

Descida do rio Tejo entre Rio de Moinhos e Constância. O desafio é colocar o máximo de pessoas a descer o rio, tendo como mote a valorização e conservação dos rios.

ZUMBA

Atividade a realizar na zona ribeirinha.

3 HORAS DE RESISTÊNCIA URBANA NOTURNA EM BTT

O BTT Urbano não é mais do que a realização de um percurso de cariz urbano em cima de uma bicicleta de BTT, onde diversas componentes do espaço urbano se tornam obstáculos desafiantes e atrativos para o participante. O estímulo para a procura da superação, sustentada pela apropriação do tecido urbano e onde a componente física, técnica do binómio homem/máquina, revelam-se como fatores de elevada importância. O Clube Estrela Verde será, a par da autarquia, responsável pela iniciativa e pelo desenho do percurso, com aproximadamente 2 km, que percorrerá as ruas da vila numa noite que, esperamos, seja cheia de cor.

20 de maio

PASSEIO PEDESTRE DE 31 KM COM DEGUSTAÇÃO

Nesta 3.ª edição do Festival das Grandes Rotas desafiamos todos os pedestrianistas a percorrer uma distância condizente com um percurso de grande rota, mais de 30 km. Este passeio pedestre irá percorrer os troços municipais da Grande Rota do Zêzere e da Grande Rota do Tejo e outros locais com elevado interesse patrimonial, sobretudo ao nível natural. De modo a garantir um ponto de abastecimento e divulgar a gastronomia local, durante o percurso teremos um momento para degustação de produtos regionais.

PASSEIO PEDESTRE DE 10 KM

Passeio pedestre que irá percorrer alguns troços da Grande Rota do Zêzere e da Grande Rota do Tejo e onde o pedestrianista terá oportunidade de ficar a conhecer algum do património natural e cultural existente no concelho.

Os dois passeios decorrerão em simultâneo, o participante seleciona qual o passeio que mais se adequa à sua condição.

FADO NA PRAÇA
(Espetáculo de encerramento da Semana do Turismo Ativo e Festival das Grandes Rotas)

Fado na Praça é o nome de um espetáculo, idealizado pela fadista Dora Maria, no qual se pretende dar a conhecer o património arquitetónico com a melodia do Fado. Teve a 1.ª edição em 2014 no âmbito dos Mercados Ribeirinhos, e como teve grande aceitação do público, a autarquia fez uma edição o ano passado, integrado no Festival das Grandes Rotas. É um espetáculo que marca a união mágica entre o Património Imaterial da Humanidade, o Fado, e a beleza do universo material da arquitetura urbana e rural.

Atividades a decorrer em paralelo durante o festival (dias 19 e 20 de maio):

PASSEIOS DE BARCO NO RIO TEJO

VISITAS CULTURAIS E CIENTÍFICAS nos equipamentos culturais do concelho:

• Borboletário Tropical;
• Jardim Horto de Camões;
• Museu dos Rios e das Artes Marítimas;
• Centro Ciência Viva-Parque de Astronomia;

MOSTRA DE ARTESANATO E PRODUTOS REGIONAIS dos territórios atravessados pela Grande Rota do Zêzere e Grande Rota do Tejo

Semana do Turismo Ativo e II Festival das Grandes Rotas 2017

Cartaz II FGR site-01

SEMANA DO TURISMO ATIVO / II FESTIVAL DAS GRANDES ROTAS

A Semana do Turismo Ativo é um evento que integra o II Festival das Grandes Rotas e irá decorrer de 9 a 17 de setembro em Constância, através do qual o Município de Constância, em conjunto com agentes económicos locais, promove a Grande Rota do Zêzere e a Grande Rota do Tejo (Caminho do Tejo), com a realização de várias atividades nas áreas do turismo, lazer, desporto, cultura e ciência.

Este evento de cariz promocional, integrado na estratégia de valorização turística do Médio Tejo, divulga a natureza, a cultura, a história, o património, a gastronomia e promove a saúde e o bem-estar.

Centrando-se no turismo ativo e, em particular, no turismo náutico, dá visibilidade ao património material e imaterial existente nas regiões do Interior Centro.

A participação neste evento implica a aquisição do passaporte da Semana do Turismo Ativo e II Festival das Grandes Rotas que ficará reservado após preenchimento da ficha de inscrição.

O Passaporte é o documento que confirma a inscrição nas atividades da Semana do Turismo Ativo e do Festival, e deve ser adquirido pelos participantes no Posto de Turismo de Constância. O Passaporte permite usufruir de ofertas, descontos e promoções nas atividades, assim como nos alojamentos e restauração aderentes.

Durante o evento irão decorrer algumas atividades de participação livre, onde não é necessária a aquisição do passaporte. Consulte o programa.

Programa da Semana do Turismo Ativo e II Festival Das Grandes Rotas

Ficha de Inscrição "Semana do Turismo Ativo e II Festival Das Grandes Rotas" - Formulário Online

Termo de Responsabilidade

FOTOPAPER: Concurso de Fotografia

FOTOPAPER: Roadbook

Descrição das atividades

Passeio Pedestre Interpretativo da Estação da Biodiversidade da Ribeira da Foz | 8 km (9 de setembro)

Percurso circular com início no Parque Ambiental de Santa Margarida e passagem pela Estação da Biodiversidade da Ribeira da Foz. As estações da biodiversidade encontram-se em locais de elevada riqueza específica e paisagística, representativa dos habitats característicos da área, sendo compostas por pequenos percursos pedestres, sinalizados no terreno através de painéis informativos sobre as riquezas biológicas que podem ser observadas pelos visitantes. No caso da ribeira da Foz trata-se de um curso de água com uma impressionante galeria ripícola, que chega mesmo a formar um pequeno bosque.

Local de Encontro: Ecoteca do Parque Ambiental de Santa Margarida | Hora de início: 9h00 | Hora prevista do final: 12h30 | Dificuldade: média

COLOUR BTT – II Rota do Tejo em Bicicleta |17 km (10 de setembro)

A atividade Colour BTT visa fundamentalmente a humanização e a promoção local e regional do designado "Caminho do Tejo", Grande Rota 12 e Europeia 7. A atividade consiste num passeio de bicicleta, aberta à população em geral e às famílias, onde os participantes poderão decorar as suas bicicletas com luzes e todo o tipo de acessórios brilhantes/refletores, roupas fluorescentes, pinturas no corpo, etc., de forma a causar um efeito brilhante no escuro! Para além do material, colocado à disposição pela organização, solicitamos que os participantes possam também trazer algumas luzes identificadoras, máscaras, pinturas, t-shirt's refletoras, ou outros apetrechos, que possam dar mais cor à iniciativa.

A concentração será pelas 20 horas, junto ao Pavilhão Desportivo Municipal de Constância, para se dar início à preparação e decoração das bicicletas.
Esta é uma atividade de cariz lúdico e destina-se às famílias, a ciclistas e pessoas que gostem de andar de bicicleta e tenham interesse em participar numa atividade com muita luz e muita diversão à mistura!

Local de Encontro: Pavilhão Desportivo de Constância | Hora de início: 20h00 | Hora prevista do final: 21h45 | Dificuldade: média

Links interessantes que podem consultar!

https://vimeo.com/35805563

https://vimeo.com/20376278

https://www.youtube.com/watch?v=RKgZp5F1OWc

ZUMBA COLOUR PARTY (10 de setembro)

A atividade Zumba Colour Party tem como objetivo a promoção da atividade física e será orientada por agentes devidamente qualificados.

A atividade consiste numa aula de Zumba, onde os participantes poderão levar roupas fluorescentes ou qualquer acessório brilhante e fluorescente e efetuarem pinturas no corpo com tintas glow de forma a causar um efeito brilhante no escuro!

O seu início será às 21 horas e 30 minutos na Praça Alexandre Herculano em Constância, onde os participantes na aula, se devem concentrar um pouco mais cedo, para iniciarmos as pinturas no corpo com tintas adequadas.

Esta é uma atividade de cariz lúdico-desportivo e destina-se a todas as famílias e pessoas que gostem de dançar e tenham interesse em participar numa atividade com muita cor, muita música e muita diversão.

Local: Praça Alexandre Herculano | Hora de início: 21h30 | Hora prevista do final: 23h00

Links interessantes que podem consultar!

https://www.youtube.com/watch?v=gseDzpihN3w

https://www.youtube.com/watch?v=eJcvXngXOvw

https://www.youtube.com/watch?v=XEubHKuQtfc

https://www.youtube.com/watch?v=t-S-MeA2GdM

Colóquio "Grandes Rotas e Desenvolvimento Local" (15 de setembro)

O colóquio "Grandes Rotas e Desenvolvimento Local" pretende ser um fórum de discussão sobre percursos pedestres em geral e as Grandes Rotas em particular e o seu papel como equipamentos que poderão contribuir para o desenvolvimento local e regional. Teremos oradores que nos virão contar a sua experiência em projetos de implementação e gestão de Grandes Rotas e outros percursos pedestres que são neste momento referências a nível nacional.

Local: Casa-Memória de Camões | Hora de início: 10h00 | Hora do final: 17h30

GR33 Passeio Pedestre com Degustação | 20 km (16 de setembro)

Percurso linear com início na Aldeia do Mato, concelho de Abrantes, e final em Constância. Este passeio pedestre decorre pela Grande Rota do Zêzere (GR33), acompanhando o rio até à sua foz. O passeio terá um ponto de paragem para uma degustação dos sabores ribeirinhos. Ao realizar este percurso o pedestrianista tem oportunidade de contactar com as paisagens características do vale do Zêzere. Tratando-se de um percurso linear a organização disponibilizará transporte em autocarro do Posto de Turismo de Constância para o início do percurso na Aldeia do Mato

Local de Encontro: Posto de Turismo de Constância| Hora de início: 7h30 | Hora prevista do final: 14h30 | Dificuldade: elevada

Passeio Pedestre (variante margem sul GR12) | 12 km (16 de setembro)

Percurso circular com início no Parque Ambiental de Santa Margarida, acompanhando um pouco da variante sul do Caminho do Tejo (GR12). Este passeio pedestre percorre antigos caminhos utilizados pelas populações da freguesia de Santa Margarida nas suas deslocações a pé entre as várias localidades.

Local de Encontro: Ecoteca do Parque Ambiental de Santa Margarida | Hora de início: 8h30 | Hora prevista do final: 13h00 | Dificuldade: média

GR12 Passeio Pedestre com Degustação | 20 km (17 de setembro)

Percurso linear com início no Parque Tejo – Centro de Acolhimento e Interpretação do Tejo em Abrantes e final em Constância. Este passeio pedestre decorre pela variante sul do Caminho do Tejo (GR12) até ao Tramagal, passando depois para a margem norte, onde segue pelo traçado principal da GR12 até Constância. A travessia do rio Tejo será realizada nos barcos ainda utilizados pelos pescadores locais e o passeio terá um ponto de paragem para uma degustação dos sabores do rio. Ao realizar este percurso o pedestrianista tem oportunidade de contactar com as paisagens ribeirinhas do Tejo e a cultura que aí se vive. Tratando-se de um percurso linear a organização disponibilizará transporte em autocarro do Posto de Turismo de Constância para o início do percurso em Abrantes.

Local de Encontro: Posto de Turismo de Constância | Hora de início: 7h30 | Hora prevista do final: 14h30 | Dificuldade: média

Passeio Pedestre (variante margem norte GR12) | 10 km (17 de setembro)

Percurso circular com início junto ao Posto de Turismo de Constância que percorre uma pequena parte do Caminho do Tejo (GR12). Para além do contacto com a zona ribeirinha do rio Tejo e a sua paisagem envolvente, o pedestrianista terá oportunidade de conhecer a mais antiga ponte do concelho (ponte de Santo Antoninho) e as conheiras (vestígios de exploração de ouro realizada pelos Romanos).

Local de Encontro: Posto de Turismo de Constância | Hora de início: 9h00 | Hora prevista do final: 12h30 | Dificuldade: baixa

Destaques do Festival!

 

I Festival das Grandes Rotas 2016

Cartaz Festival Grandes Rotas 2016 site-01

O Festival das Grandes Rotas é um evento que irá decorrer dias 29 e 30 de abril e 1 de maio em Constância, através do qual o Município de Constância, em conjunto com agentes económicos locais, promove a Grande Rota do Zêzere e a Grande Rota do Tejo (Caminho do Tejo) no território concelhio, com a realização de várias atividades nas áreas do turismo, lazer, desporto, cultura e ciência.

Um evento onde os amantes da natureza, desporto, lazer e aventura têm oportunidade de experimentar e vivenciar diversas atividades, desde passeios pedestres, canoagem, Colour BTT, passando por passeios de barco, observações astronómicas, visitas temáticas e outras aventuras que apelam ao despertar das emoções sob um território ainda por descobrir.

Este evento implica a aquisição do passaporte do Festival das Grandes Rotas.

O Passaporte do Festival das Grandes Rotas é o documento que confirma a inscrição nas atividades do Festival, e deve ser levantado pelos participantes no Posto de Turismo. O Passaporte permite usufruir de ofertas, descontos e promoções nas atividades, assim como nos alojamentos e restauração aderentes.

Inscrições a partir de dia 15 de março de 2016.

Programa do Festival das Grandes Rotas

Ficha de Inscrição "Festival Das Grandes Rotas" - Formulário Online

Termo de Responsabilidade

Descrição das atividades

PASSEIO PEDESTRE DE 20 KM

Percurso circular com início junto ao Posto de Turismo de Constância, percorrendo a totalidade da Grande Rota do Zêzere – GR33 no concelho de Constância e uma parte do Caminho do Tejo – GR12. A ligação da GR33 à GR12 é realizada pela aldeia de Montalvo. Ao realizar este percurso o pedestrianista tem oportunidade de contactar com algumas das paisagens mais características da região, como as zonas ribeirinhas do Zêzere e Tejo, a charneca e a lezíria.

Ponto de Encontro: Posto de Turismo | Hora de início: 8h30 (o secretariado abre às 8h00) | Hora prevista do final: 15h30 | Dificuldade: Elevada

PASSEIO PEDESTRE DE 10 KM

Percurso circular com início junto ao Posto de Turismo de Constância, percorrendo uma parte da Grande Rota do Zêzere – GR33 e uma parte do Caminho do Tejo – GR12. Para além do contacto com as zonas ribeirinhas dos rios Tejo e Zêzere e a sua envolvente florestal, o pedestrianista terá oportunidade de conhecer a mais antiga ponte do concelho (ponte de Santo Antoninho) e as conheiras (vestígios de exploração de ouro pelos Romanos).

Ponto de Encontro: Posto de Turismo | Hora de início: 9h30 (o secretariado abre às 8h00) | Hora prevista do final: 13h30 | Dificuldade: Média

COLOUR BTT

A atividade Colour BTT visa fundamentalmente a humanização e a promoção local e regional do designado "Caminho do Tejo", Grande Rota 12 e Europeia 7. Integrada no Festival das Grandes Rotas, que irá decorrer em Constância nos próximos dias 29, 30 de abril e 1 de maio a iniciativa enquadra-se dentro do plano de promoção, das duas grandes rotas que tem o seu início e o seu fim na confluência do Rio Zêzere com o Rio Tejo.

A atividade consiste num passeio de bicicleta, aberta à população em geral e às famílias, onde os participantes poderão decorar as suas bicicletas com luzes e todo o tipo de acessórios brilhantes/refletores, roupas fluorescentes, pinturas no corpo, etc., de forma a causar um efeito brilhante no escuro! Para além do material, colocado à disposição pela organização, solicitamos que os participantes possam também trazer algumas luzes identificadoras, máscaras, pinturas, t-shirt's refletoras, ou outros apetrechos, que possam dar mais cor à iniciativa.

A concentração será pelas 20 horas, junto à igreja de Montalvo, para se dar início à preparação e decoração das bicicletas aproveitando os últimos raios de luminosidade. Depois, pelas 20 horas e 30 minutos tem início o Colour BTT, que percorrerá a Rua Annes de Oliveira e seguirá depois para sul, onde irá entroncar com o Caminho do Tejo, até ao seu final em Constância.

Esta é uma atividade de cariz lúdico e destina-se às famílias, a ciclistas e pessoas que gostem de andar de bicicleta e tenham interesse em participar numa atividade com muita luz e muita diversão à mistura!

Links interessantes que podem consultar!

COLOUR ZUMBA

A atividade Colour Zumba tem como objetivo a promoção da atividade física e serve como um complemento da atividade Colour BTT onde esta será orientada por agentes devidamente qualificados.

A atividade consiste numa aula de Zumba, onde os participantes poderão levar roupas fluorescentes ou qualquer acessório brilhante e fluorescente e efetuarem pinturas no corpo com tintas glow de forma a causar um efeito brilhante no escuro!

O seu início será às 21 horas e 30 minutos na Praça Alexandre Herculano em Constância, onde os participantes na aula, se devem concentrar um pouco mais cedo, para iniciarmos as pinturas no corpo com tintas adequadas.

Esta é uma atividade de cariz lúdico-desportivo e destina-se a todas as famílias e pessoas que gostem de dançar e tenham interesse em participar numa atividade com muita cor, muita música e muita diversão.

Links interessantes que podem consultar!

PASSEIO PEDESTRE DE 14 KM

Percurso linear entre o Parque Ambiental de Santa Margarida e a vila de Constância, percorrendo alguns troços da variante sul do Caminho do Tejo – GR12. De modo a valorizar o passeio pedestre, o percurso traçado irá descer, a partir do Parque Ambiental, em direcção ao vale da ribeira da Foz, de modo a que o pedestrianista possa contemplar toda a riqueza natural desta ribeira. A aproximação a Constância é realizada fora do traçado da GR12, por um trilho mais técnico que percorre as margens dos rios Tejo e Zêzere. Tratando-se de um percurso linear a organização disponibilizará transporte em autocarro do Posto de Turismo de Constância para o início do percurso no Parque Ambiental.

Ponto de Encontro: Posto de Turismo | Hora de início: 8h30 (o secretariado abre às 8h00) | Hora prevista do final: 13h30 | Dificuldade: Elevada (percurso desníveis acentuados)

PASSEIO PEDESTRE DE 7 KM

Percurso linear entre o Parque Ambiental de Santa Margarida e a vila de Constância, percorrendo a variante sul do Caminho do Tejo – GR12. A aproximação a Constância é realizada fora do traçado da GR12, por um trilho mais técnico que percorre as margens dos rios Tejo e Zêzere. Este é um passeio pedestre adequado para todos aqueles que se pretendem iniciar na modalidade. Tratando-se de um percurso linear a organização disponibilizará transporte em autocarro do Posto de Turismo de Constância para o início do percurso no Parque Ambiental.

Ponto de Encontro: Posto de Turismo | Hora de início: 9h30 (o secretariado abre às 8h00) | Hora prevista do final: 13h00 | Dificuldade: Baixa

Destaques do Festival!

Promoções dos operadores turísticos

Informações úteis

Para mais informações, por favor preencha este formulário.

Rotas

.

Grande Rota do Tejo

GR logo 12Perfil GRT

O CAMINHO DO TEJO é um percurso GR (Grande Rota) linear, com cerca de 45 km, ligando Constância a Alvega, no extremo Este do concelho de Abrantes. O traçado, marcado nos dois sentidos segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, acompanha o rio Tejo e desenvolve-se maioritariamente em caminhos agrícolas e florestais de terra batida.

A paisagem é marcada pelos extensos campos agrícolas que ocupam os terrenos mais planos e férteis e por olivais e algumas florestas de sobreiros e eucaliptos nas encostas mais declivosas, assumindo-se nitidamente como uma zona de transição entre a Beira Baixa e o Ribatejo. A riqueza patrimonial denuncia a importância estratégica que o rio sempre teve ao longo dos tempos, materializada nas estações arqueológicas, edifícios de quintas, cais de acesso ao rio e outras edificações que aqui existem.

Ao longo do percurso aparecem vários equipamentos de apoio, nomeadamente, espaços de lazer e de repouso, parques de campismo, estações de caminho-de-ferro e estações de caravanismo.

Para além da possibilidade de ser percorrido a pé, o percurso foi idealizado para também poder ser realizado de bicicleta.

A marcação deste percurso também permite que o rio Tejo seja percorrido em canoa, de forma autónoma, por praticantes medianamente experientes. Estão identificados os locais em que o acesso ao rio está facilitado, nomeadamente a Estação de Canoagem de Alvega, o Parque Ribeirinho Aquapolis, a rampa de acesso do Açude Insuflável de Abrantes, o Cais de Constância a Norte e a Sul.

Em Constância, o Caminho do Tejo interceta a Grande Rota do Zêzere, permitindo a realização de troços dos dois percursos.

CAMINHO DO TEJO GR12 E7

Portal Geográfico da Grandes Rotas no Concelho

Ficheiros dos trilhos para descarregar, nos formatos GPX e KMZ

Grande Rota do Zêzere

GR logo 33

Com uma extensão total de 370 km, a Grande Rota do Zêzere é um percurso linear que acompanha o rio Zêzere entre a sua nascente na Serra da Estrela e a sua foz no rio Tejo em Constância, percorrendo no seu trajeto o território de 13 concelhos.

Para além da possibilidade de ser percorrido a pé, este percurso foi projetado e concretizado para também poder ser realizado de bicicleta ou em canoa. Desta forma, pode ser efetuado de forma contínua e encadeado por troços, ou então em circuitos multimodais, recorrendo a mais do que uma atividade.

Em Constância, a Grande Rota do Zêzere interceta o Caminho do Tejo, permitindo a realização de troços dos dois percursos.

Cartaz GRZPerfil GRZ

Mapa Folheto GRZ 33

Portal Geográfico da Grandes Rotas no Concelho

Ficheiros dos trilhos para descarregar, nos formatos GPX e KMZ

GRZ- Grande Rota do Zêzere - http://aldeiasdoxisto.pt/artigo/4396

Percursos

Roteiro do Azulejo

Roteiro Cultural da Água

Roteiro do Património Natural

Percursos Pedestres de Observação e Interpretação da Natureza

NOTÍCIAS

facebook2twitter orange peqicon instagram-01 - Cópiarss orange - Cópiarss orange - Cópia

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de cookies. Politica de cookies .

Aceitar utilização de cookies
Politica de cookies