Resíduos Urbanos - Higiene e Limpeza Urbana

Higiene e Limpeza Urbana

residos1

A limpeza do espaço público compreende um conjunto de ações que visam a remoção de sujidade e resíduos das vias e de outros espaços públicos, nomeadamente: limpeza de passeios, arruamentos, pracetas, logradouros e outros espaços públicos.

A limpeza pública efetuada pelos serviços municipais e prestadores de serviços compreende as seguintes ações:

• Limpeza (Varredura Manual e Mecânica) das Ruas, Recolha e Manutenção de Papeleiras;
• Limpeza das Sarjetas e Sumidouros;
• Limpeza de Terrenos e Ribeiras (limpeza de todas as ribeiras e linhas de água, dentro do perímetro urbano do concelho, de forma a garantir o normal escoamento das águas da chuva, evitando-se deste modo inundações de áreas urbanas);
• Lavagem de Contentores de Lixo e Ecopontos (serviço assegurado pela empresa de recolha de RSU e de Indiferenciados);
• Desinfestações.

Em todos os espaços públicos do concelho de Constância não é permitido (entre outros):

• Lançar para o chão resíduos sólidos, nomeadamente papéis, latas, vidros, restos de alimentos, pontas de cigarros e outros resíduos que provoquem a sujidade das ruas;
• Alimentar animais na via pública;
• Passear animais em zonas ajardinadas e espaços públicos de lazer;
• Vazar águas provenientes de lavagens para a via pública;
• Fazer uso indevido das papeleiras, afixando-lhes propaganda, danificando-as ou colocando nas mesmas resíduos inadequados, nomeadamente sacos do lixo que devam ser recolhidos pelos veículos normais de recolha.

"Punível com coima"

residos2

O controlo das pragas urbanas tem como finalidade a proteção da saúde e do bem-estar das populações e do património.

O serviço é assegurado por uma empresa licenciada para o efeito que, de acordo com uma calendarização pré-definida, efetua campanhas de desbaratização, desratização, e de combate a outras pragas, em espaços públicos do concelho e nas escolas oficiais.

Peça a nossa colaboração quando:

• Suspeitar da existência de pragas urbanas (ratos, baratas) em espaços públicos;
• Verificar a deposição incorreta de resíduos nos espaços públicos.

Recolha de Resíduos Indiferenciados

residos3

A recolha indiferenciada, tal como o nome indica, resulta da recolha indiferenciada dos resíduos produzidos.

No Município de Constância existem duas entidades gestoras no sector do Resíduos Sólidos Urbanos (RSU's). A Câmara Municipal, entidade gestora em baixa é responsável pela recolha e transporte dos RSU's indiferenciados, serviço adjudicado à empresa SUMA. A entidade gestora em alta, a empresa RESITEJO - Associação de Gestão e Tratamento dos Lixos do Médio Tejo, é responsável pelo tratamento e destino final dos resíduos recolhidos.

Para a deposição dos resíduos sólidos urbanos indiferenciados, os munícipes têm à disposição contentores destinados para o efeito. Têm ainda, papeleiras destinadas à deposição de resíduos sólidos produzidos na via pública.

residos4

• Depositar sempre o lixo dentro do contentor e em sacos plásticos devidamente fechados;
• Deixar o contentor sempre fechado;
• Não colocar publicidade no contentor;
• Não danificar o contentor;
• Não deslocar o contentor do local estabelecido.

residos5

• Materiais recicláveis (embalagens de plástico, metal, vidro, papel e cartão, exceto quando contaminadas);
• Pneus e sucatas;
• Colchões e mobiliários;
• Eletrodomésticos;
• Ramos de árvores e arbustos e restos de relva.

Recolha Seletiva

Entende-se por recolha seletiva a recolha de todos os materiais reutilizáveis e recicláveis, sendo os mais comuns: o papel, o vidro, o metal e o plástico. Para depositar estes resíduos existem os ecopontos.

Responsabilidade pela gestão dos resíduos recicláveis

O Município integra um sistema interm