RSS Eventos pt-PT 6.ª Edição do Concurso Literário Alexandre O'Neill http://cm-constancia.pt/index.php?option=com_icagenda&view=list&layout=event&id=598&Itemid=940

6.ª edição do Concurso Literário Alexandre O'Neill, tem como objetivo relembrar a memória e a obra literária do poeta e a sua relação com a vila de Constância, afirmando-o e fomentando o gosto pela leitura e pela criação literária. Pretende-se com este concurso o surgimento de novos contos e poemas inéditos de jovens da comunidade escolar do concelho e de adultos em geral.

O tema para esta edição é "O'Neill: Memórias de Constância".
Entrega de prémios a ter lugar no dia 19 de dezembro, data de nascimento do patrono.


Informação adicional

Evento livre sem inscrição obrigatória, destinado ao público em geral.

Dia Inicio: 2019-04-04 00:00:00
Dia Fim: 2019-07-31 00:00:00

]]>
Aula Pública de Carrilhão http://cm-constancia.pt/index.php?option=com_icagenda&view=list&layout=event&id=604&Itemid=940

Sob o seu lema "Divulgação do Carrilhão e do Órgão, da sua Música e da Arte de os Tocar", a CICO, com o apoio da CMC, promove todas as últimas sextas-feiras do mês, junto ao Anfiteatro dos Rios, em Constância, uma aula pública de carrilhão.

No Carrilhão LVSITANVS será possível ver e ouvir toda a atividade e empenho pedagógico de alunos e professora interagindo na realização do binómio ensino-aprendizagem. Ao público presente, em momentos de pausa, serão prestados esclarecimentos sobre questões apresentadas relativamente ao carrilhão ou à sua arte.

A aula pública culminará com algumas obras musicais interpretadas pela professora carrilhanista Ana Elias.

Horário: 17h00

Junto ao Anfiteatro dos Rios

 


Informação adicional

Evento livre sem inscrição obrigatória, destinado ao público em geral.
Organização: Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão

Datas: 2019-06-28 17:00
2019-05-31 17:00
2019-04-26 17:00

]]>
Café com Pé na Lua http://cm-constancia.pt/index.php?option=com_icagenda&view=list&layout=event&id=621&Itemid=940
No contexto do Eixo 3 (Experimenta + Ciência – Programa Intermunicipal de promoção da cultura científica), está prevista a realização de "Cafés com Ciência" (PEDIME M3.21). Os principais objetivos da medida são: sensibilizar a Comunidade para a Ciência num ambiente não-formal de educação em ciências, promover a literacia científica da Comunidade e a partilha de ideias e conhecimentos, tendo em conta os objetivos estratégicos do PEDIME – Plano estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo.

A iniciativa "Cafés com Ciência" consiste em sessões temáticas atuais, de interesse local/global, que tenham subjacente conceitos e/ou fenómenos relacionados com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade. A temática é apresentada sob a forma de uma conversa por especialistas convidados, em contexto informal, simulando-se um ambiente de café.

Atividade a decorrer no âmbito do PEDIME «M3.21 Cafés com Ciência»
 
Horário: 16h00 (duração média 60 minutos).
Evento não pago, com inscrição obrigatória (inscrições limitadas: 35) 249 739 066 / info@constancia.cienciaviva.pt
Público-alvo: comunidade em geral
 

Informação adicional

Evento livre com inscrição obrigatória, destinado ao público em geral

Datas: 2019-06-29 16:00

]]>
Património Imaterial do Concelho de Constância - Práticas e saberes tradicionais das plantas – 23 de junho http://cm-constancia.pt/index.php?option=com_icagenda&view=list&layout=event&id=620&Itemid=940

Património Cultural Imaterial, significa a herança de uma comunidade, seja material ou imaterial, é uma riqueza acumulada ao longo de gerações, um bem coletivo que deve ser protegido e valorizado para poder continuar a ser transmitido às gerações futuras.

Neste âmbito e para assinalar a festividade popular do S. João, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas e o Parque Ambiental de Santa Margarida da Coutada pretendem no dia 23 de junho realizar um conjunto de atividades subordinadas ao tema O Património Imaterial do Concelho de Constância – Práticas e saberes tradicionais das plantas.

Este evento inicia-se pela manhã, 9h00, no Parque Ambiental, com um percurso pedestre interpretativo para identificação e colheita de algumas espécies de plantas utilizadas no S. João. No período da tarde, pelas 15h00, na ecoteca do parque Ambiental, irá ser realizado um encontro com alguns oradores para uma conversa sobre as utilizações tradicionais das plantas, baseadas na religiosidade popular, terminando com uma sessão de contos tradicionais. (consultar programa especifico mais próximo do evento).

Na noite de S. João, com a participação do Rancho Folclórico Os camponeses de Malpique e em colaboração com Associação Cultural e Desportiva Aldeiense será recriado, pelas 21h30, na antiga Casa do Povo da Aldeia, um arraial popular onde não faltará a fogueira e a queima da alcachofra.

Público-alvo: público em geral
Evento não pago.

Parque Ambiental de Santa Margarida

Horário: 09h00, 15h00 e 21h30


Informação adicional

Evento livre sem inscrição obrigatória, destinado ao público em geral

Datas: 2019-06-23 09:00

]]>