FICOC - Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão em Constância
II FICOC - Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão em Constância
28, 29 e 30 de julho
Numa organização da CICO – Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão e da Câmara Municipal, Constância recebe a segunda edição do FICOC – Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão em Constância, um evento que decorre nos próximos dias 28, 29 e 30 de julho.
Um vasto e rico programa musical será apresentado ao público por organistas e carrilhanistas nacionais e estrangeiros, potenciando e valorizando ainda mais a existência no concelho dessa relíquia histórica e cultural que é o órgão histórico da Igreja Matriz de Constância, assim como do maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo, o Carrilhão Lvsitanvs.
Com este evento, pretende-se despertar a atenção dos entusiastas do carrilhão espalhados pelo mundo para as peculiaridades de Constância, assim como para as capacidades que esta possui de se afirmar como um local estratégico na valorização do carrilhão no mundo.
Recorde-se que Constância possui o maior e mais pesado carrilhão do mundo, o Carrilhão LVSITANVS, relativamente ao qual se têm afirmado excelentes opiniões tanto pela sua estética como pela sua conceção e sonoridade. Este instrumento que faz as delícias de quem o ouve, vai despertando também, e em simultâneo, espectativas e desejos de novas experiências na área da musicalidade. Assim se têm realizado múltiplos concertos por várias regiões do nosso país dando a conhecer aos portugueses mais uma das distinções de Constância.
Na Igreja Matriz da vila, está guardada outra relíquia de índole cultural, o Órgão Histórico de Constância. Instalado no coro alto da Igreja, data de 1827 e é da autoria do organeiro António Xavier Machado e Cerveira, uma das figuras cimeiras da organaria portuguesa. Este órgão tem merecido, da parte de quem o visita, bastantes elogios tanto pela sua qualidade sonora como arquitetónica e cuidada manutenção que o tem mantido musicalmente em condições de funcionamento.
Galeria de Fotos
I FICOC - Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão em Constância
O órgão histórico da Igreja Matriz de Constância
Currículos dos concertistas e respetivos programas
Eddy Mariën
Roy Kroezen
Grupo de Cantares da Casa do Povo de Montalvo
Margarida Oliveira
Adriana Quintas (exame)
Banda Filarmónica Montalvense
Clube Vikings LVSITANVS
Anna Maria Reverté
Ana Elias
Galeria de Fotos
AGENDA
NOTÍCIAS
Máquina de bobinar em…
O Museu dos Rios e das Artes Marítimas…
Prestação de apoios alimentares…
Nos termos do disposto no art.º 31-A d…
Constância reforça o serviço…
A Câmara Municipal de Constância, atra…
Estórias & Memórias lança…
O município de Constância, através do …
Semear Leituras - Criar…
Semear Leituras – Criar Leitores é o n…
Peça do mês no…
O Museu dos Rios e das Artes Marítimas…
Orçamento Municipal para 2021
A Assembleia Municipal de Constância a…
Nos corredores do IPO…
Conforme noticiámos no final de novemb…
Mensagem
Num tempo difícil e exigente que vivem…
Vamos apoiar o Comércio…
No total foram 21 os estabelecimentos …
Participe na Mostra do…
Para manter uma das mais belas tradiçõ…
Constância enviou mais de…
Foram mais de 250 os trabalhos enviado…
Leitura, Natal e muito…
De 8 a 12 de dezembro, o Município de …
Vamos apoiar o Comércio…
Durante todo o mês de dezembro a Câmar…
Website dedicado a Alexandre…
No âmbito do projeto de investigação …
«Vacinação SNS Local» Constância…
A Dignitude, Instituição Particular de…
WiFi4EU chegou a Constância…
A Praça Alexandre Herculano, a zona do…
«Semear Leituras: Criar Leitores»
A Câmara Municipal de Constância atrav…
Assentos de Nascimento do…
A Câmara Municipal de Constância, atra…
Sorrisos entre Letras projeto…
O projeto Sorrisos entre Letras, dinam…