Articles

Rotas e Percursos

II Festival das Grandes Rotas 2017

Cartaz II FGR-01 

O II Festival das Grandes Rotas é um evento que irá decorrer dias 15, 16 e 17 de setembro em Constância, através do qual o Município de Constância, em conjunto com agentes económicos locais, promove a Grande Rota do Zêzere e a Grande Rota do Tejo (Caminho do Tejo) no território concelhio, com a realização de várias atividades nas áreas do turismo, lazer, desporto, cultura e ciência.

Um evento onde os amantes da natureza, desporto, lazer e aventura têm oportunidade de experimentar e vivenciar diversas atividades, desde passeios pedestres, canoagem, BTT, passando por passeios de barco, observações astronómicas, visitas temáticas e outras aventuras que apelam ao despertar das emoções sob um território ainda por descobrir.

Este evento implica a aquisição do passaporte do Festival das Grandes Rotas.

O Passaporte do II Festival das Grandes Rotas é o documento que confirma a inscrição nas atividades do Festival, e deve ser levantado pelos participantes no Posto de Turismo. O Passaporte permite usufruir de ofertas, descontos e promoções nas atividades, assim como nos alojamentos e restauração aderentes.

O programa do II Festival das Grandes Rotas estará disponível no dia 3 de julho de 2017.

I Festival das Grandes Rotas 2016

Cartaz Festival Grandes Rotas 2016 site-01

O Festival das Grandes Rotas é um evento que irá decorrer dias 29 e 30 de abril e 1 de maio em Constância, através do qual o Município de Constância, em conjunto com agentes económicos locais, promove a Grande Rota do Zêzere e a Grande Rota do Tejo (Caminho do Tejo) no território concelhio, com a realização de várias atividades nas áreas do turismo, lazer, desporto, cultura e ciência.

Um evento onde os amantes da natureza, desporto, lazer e aventura têm oportunidade de experimentar e vivenciar diversas atividades, desde passeios pedestres, canoagem, Colour BTT, passando por passeios de barco, observações astronómicas, visitas temáticas e outras aventuras que apelam ao despertar das emoções sob um território ainda por descobrir.

Este evento implica a aquisição do passaporte do Festival das Grandes Rotas.

O Passaporte do Festival das Grandes Rotas é o documento que confirma a inscrição nas atividades do Festival, e deve ser levantado pelos participantes no Posto de Turismo. O Passaporte permite usufruir de ofertas, descontos e promoções nas atividades, assim como nos alojamentos e restauração aderentes.

Inscrições a partir de dia 15 de março de 2016.

Programa do Festival das Grandes Rotas

Ficha de Inscrição "Festival Das Grandes Rotas" - Formulário Online

Termo de Responsabilidade

Descrição das atividades

PASSEIO PEDESTRE DE 20 KM

Percurso circular com início junto ao Posto de Turismo de Constância, percorrendo a totalidade da Grande Rota do Zêzere – GR33 no concelho de Constância e uma parte do Caminho do Tejo – GR12. A ligação da GR33 à GR12 é realizada pela aldeia de Montalvo. Ao realizar este percurso o pedestrianista tem oportunidade de contactar com algumas das paisagens mais características da região, como as zonas ribeirinhas do Zêzere e Tejo, a charneca e a lezíria.

Ponto de Encontro: Posto de Turismo | Hora de início: 8h30 (o secretariado abre às 8h00) | Hora prevista do final: 15h30 | Dificuldade: Elevada

PASSEIO PEDESTRE DE 10 KM

Percurso circular com início junto ao Posto de Turismo de Constância, percorrendo uma parte da Grande Rota do Zêzere – GR33 e uma parte do Caminho do Tejo – GR12. Para além do contacto com as zonas ribeirinhas dos rios Tejo e Zêzere e a sua envolvente florestal, o pedestrianista terá oportunidade de conhecer a mais antiga ponte do concelho (ponte de Santo Antoninho) e as conheiras (vestígios de exploração de ouro pelos Romanos).

Ponto de Encontro: Posto de Turismo | Hora de início: 9h30 (o secretariado abre às 8h00) | Hora prevista do final: 13h30 | Dificuldade: Média

COLOUR BTT

A atividade Colour BTT visa fundamentalmente a humanização e a promoção local e regional do designado "Caminho do Tejo", Grande Rota 12 e Europeia 7. Integrada no Festival das Grandes Rotas, que irá decorrer em Constância nos próximos dias 29, 30 de abril e 1 de maio a iniciativa enquadra-se dentro do plano de promoção, das duas grandes rotas que tem o seu início e o seu fim na confluência do Rio Zêzere com o Rio Tejo.

A atividade consiste num passeio de bicicleta, aberta à população em geral e às famílias, onde os participantes poderão decorar as suas bicicletas com luzes e todo o tipo de acessórios brilhantes/refletores, roupas fluorescentes, pinturas no corpo, etc., de forma a causar um efeito brilhante no escuro! Para além do material, colocado à disposição pela organização, solicitamos que os participantes possam também trazer algumas luzes identificadoras, máscaras, pinturas, t-shirt's refletoras, ou outros apetrechos, que possam dar mais cor à iniciativa.

A concentração será pelas 20 horas, junto à igreja de Montalvo, para se dar início à preparação e decoração das bicicletas aproveitando os últimos raios de luminosidade. Depois, pelas 20 horas e 30 minutos tem início o Colour BTT, que percorrerá a Rua Annes de Oliveira e seguirá depois para sul, onde irá entroncar com o Caminho do Tejo, até ao seu final em Constância.

Esta é uma atividade de cariz lúdico e destina-se às famílias, a ciclistas e pessoas que gostem de andar de bicicleta e tenham interesse em participar numa atividade com muita luz e muita diversão à mistura!

Links interessantes que podem consultar!

COLOUR ZUMBA

A atividade Colour Zumba tem como objetivo a promoção da atividade física e serve como um complemento da atividade Colour BTT onde esta será orientada por agentes devidamente qualificados.

A atividade consiste numa aula de Zumba, onde os participantes poderão levar roupas fluorescentes ou qualquer acessório brilhante e fluorescente e efetuarem pinturas no corpo com tintas glow de forma a causar um efeito brilhante no escuro!

O seu início será às 21 horas e 30 minutos na Praça Alexandre Herculano em Constância, onde os participantes na aula, se devem concentrar um pouco mais cedo, para iniciarmos as pinturas no corpo com tintas adequadas.

Esta é uma atividade de cariz lúdico-desportivo e destina-se a todas as famílias e pessoas que gostem de dançar e tenham interesse em participar numa atividade com muita cor, muita música e muita diversão.

Links interessantes que podem consultar!

PASSEIO PEDESTRE DE 14 KM

Percurso linear entre o Parque Ambiental de Santa Margarida e a vila de Constância, percorrendo alguns troços da variante sul do Caminho do Tejo – GR12. De modo a valorizar o passeio pedestre, o percurso traçado irá descer, a partir do Parque Ambiental, em direcção ao vale da ribeira da Foz, de modo a que o pedestrianista possa contemplar toda a riqueza natural desta ribeira. A aproximação a Constância é realizada fora do traçado da GR12, por um trilho mais técnico que percorre as margens dos rios Tejo e Zêzere. Tratando-se de um percurso linear a organização disponibilizará transporte em autocarro do Posto de Turismo de Constância para o início do percurso no Parque Ambiental.

Ponto de Encontro: Posto de Turismo | Hora de início: 8h30 (o secretariado abre às 8h00) | Hora prevista do final: 13h30 | Dificuldade: Elevada (percurso desníveis acentuados)

PASSEIO PEDESTRE DE 7 KM

Percurso linear entre o Parque Ambiental de Santa Margarida e a vila de Constância, percorrendo a variante sul do Caminho do Tejo – GR12. A aproximação a Constância é realizada fora do traçado da GR12, por um trilho mais técnico que percorre as margens dos rios Tejo e Zêzere. Este é um passeio pedestre adequado para todos aqueles que se pretendem iniciar na modalidade. Tratando-se de um percurso linear a organização disponibilizará transporte em autocarro do Posto de Turismo de Constância para o início do percurso no Parque Ambiental.

Ponto de Encontro: Posto de Turismo | Hora de início: 9h30 (o secretariado abre às 8h00) | Hora prevista do final: 13h00 | Dificuldade: Baixa

Destaques do Festival!

Promoções dos operadores turísticos

Informações úteis

Para mais informações, por favor preencha este formulário.

Rotas

.

Grande Rota do Tejo

GR logo 12Perfil GRT

O CAMINHO DO TEJO é um percurso GR (Grande Rota) linear, com cerca de 45 km, ligando Constância a Alvega, no extremo Este do concelho de Abrantes. O traçado, marcado nos dois sentidos segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, acompanha o rio Tejo e desenvolve-se maioritariamente em caminhos agrícolas e florestais de terra batida.

A paisagem é marcada pelos extensos campos agrícolas que ocupam os terrenos mais planos e férteis e por olivais e algumas florestas de sobreiros e eucaliptos nas encostas mais declivosas, assumindo-se nitidamente como uma zona de transição entre a Beira Baixa e o Ribatejo. A riqueza patrimonial denuncia a importância estratégica que o rio sempre teve ao longo dos tempos, materializada nas estações arqueológicas, edifícios de quintas, cais de acesso ao rio e outras edificações que aqui existem.

Ao longo do percurso aparecem vários equipamentos de apoio, nomeadamente, espaços de lazer e de repouso, parques de campismo, estações de caminho-de-ferro e estações de caravanismo.

Para além da possibilidade de ser percorrido a pé, o percurso foi idealizado para também poder ser realizado de bicicleta.

A marcação deste percurso também permite que o rio Tejo seja percorrido em canoa, de forma autónoma, por praticantes medianamente experientes. Estão identificados os locais em que o acesso ao rio está facilitado, nomeadamente a Estação de Canoagem de Alvega, o Parque Ribeirinho Aquapolis, a rampa de acesso do Açude Insuflável de Abrantes, o Cais de Constância a Norte e a Sul.

Em Constância, o Caminho do Tejo interceta a Grande Rota do Zêzere, permitindo a realização de troços dos dois percursos.

CAMINHO DO TEJO GR12 E7

Portal Geográfico da Grandes Rotas no Concelho

Ficheiros dos trilhos para descarregar, nos formatos GPX e KMZ

Grande Rota do Zêzere

GR logo 33

Com uma extensão total de 370 km, a Grande Rota do Zêzere é um percurso linear que acompanha o rio Zêzere entre a sua nascente na Serra da Estrela e a sua foz no rio Tejo em Constância, percorrendo no seu trajeto o território de 14 concelhos.

Para além da possibilidade de ser percorrido a pé, este percurso foi projetado e concretizado para também poder ser realizado de bicicleta ou em canoa. Desta forma, pode ser efetuado de forma contínua e encadeado por troços, ou então em circuitos multimodais, recorrendo a mais do que uma atividade.

Em Constância, a Grande Rota do Zêzere interceta o Caminho do Tejo, permitindo a realização de troços dos dois percursos.

Cartaz GRZPerfil GRZ

Mapa Folheto GRZ 33

Portal Geográfico da Grandes Rotas no Concelho

Ficheiros dos trilhos para descarregar, nos formatos GPX e KMZ

GRZ- Grande Rota do Zêzere - http://aldeiasdoxisto.pt/artigo/4396

Percursos

Roteiro do Azulejo

Roteiro Cultural da Água

Roteiro do Património Natural

Percursos Pedestres de Observação e Interpretação da Natureza

NOTÍCIAS

Error: No articles to display

facebook2twitter orange peqicon instagram-01 - Cópiarss orange - Cópiarss orange - Cópia

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de cookies. Politica de cookies .

Aceitar utilização de cookies
Politica de cookies