Avisos e Comunicados SMPC

Proteção Civil e Segurança

2024

AVISO LARANJA para Tempo Quente desde as 10h00 do dia 22 de Julho até 18h00 do dia 24 de Junho!

Situação Hidrológica e Meteorológica:

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, salienta-se:

• Tempo quente com céu pouco nublado ou limpo.
    Vento em geral fraco do quadrante leste, sendo temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, soprando fraco a moderado (até 25 km/h) de noroeste no litoral oeste a partir da tarde, e sendo por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas do Norte e Centro até ao meio da manhã.
    Possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Centro.
    Pequena subida da temperatura mínima no interior Norte e Centro.
    Subida da temperatura máxima, que será acentuada no litoral e na região Sul.

•  22JUL2024

Efeitos Expectáveis

Agravamento do Perigo de Incêndio para a generalidade do território continental, em virtude das condições meteorológicas previstas.

Medidas de Antecipação e Autoproteção

O SMPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente, a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando a legislação em vigor, e tomando especial atenção ao perigo de incêndio neste período, disponível junto dos sítios da Internet, da ANEPC e do IPMA e das Câmaras Municipais da área de residência, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil, dos Gabinetes Técnicos Florestais dos municípios e dos Corpos de Bombeiros.