Pomonas Camonianas de Constância recriadas em Lisboa na próxima quarta-feira, 18 de maio

Imagem Pomonas Camonianas 2016 site-01

No próximo dia 18 de Maio, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, o Município de Constância e o Agrupamento de Escolas de Constância vão ao Intendente, em Lisboa, promover a tradição anual constanciense das Pomonas Camonianas, um evento que Constância recebe de 9 a 12 de junho.

Recriar o ambiente que se vive na vila de Constância no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, invocando a época do poeta, é o intuito da organização. Entre as 15h30 e as 18h, o Largo do Intendente será preenchido por danças quinhentistas, acrobacias e por algumas bancas de frutas e flores, mencionadas na obra de Luís de Camões, numa dinamização a cargo dos alunos do Agrupamento de Escolas de Constância.

Com esta iniciativa pretende-se atrair visitantes para a homenagem anual que a Vila Poema faz a Luís de Camões, vestindo Constância à época dos Descobrimentos para a realização de um mercado quinhentista, teatro de rua, animação d' época, uma feira de antiguidades e velharias, um cortejo, exposições, entre outras atividades.

Pomona, na mitologia romana, era a divindade que presidia à florescência das plantas e ao crescimento dos frutos, e que é invocada pelo épico na sua obra, por esse motivo dá nome ao evento constanciense.

A ação promocional irá acontecer na recém inaugurada Produtos e Territórios – Loja do Intendente, que resulta da parceria de seis Associações de Desenvolvimento Local (CoraNE - Terra Fria Transmontana, TERRAS DE SICÓ, PINHAL MAIOR - Pinhal Interior Sul, ADER-AL - Norte Alentejo, MONTE-ACE - Alentejo Central e TAGUS - Ribatejo Interior), que se empenharam em criar uma montra dos seus territórios na capital, com o objetivo de despertar o interesse por quem está ou visita Lisboa por outras regiões do interior do país. Este espaço, apoiado pela abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural, está integrado no Programa dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária do Município de Lisboa.