MINISTRO DA EDUCAÇÃO INICIOU O 3º PERÍODO EM CONSTÂNCIA

Ministro

O ministro da educação, Tiago Brandão Rodrigues, abriu o 3º período, visitando o Agrupamento de Escolas de Constância, nesta segunda-feira, 4 de abril.

Acompanhado pelo secretário de estado da educação, João Costa, pela presidente da câmara municipal de constância, júlia Amorim, pelo Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Francisco Neves, pela diretora do agrupamento de escolas, Anabela Grácio, entre outros autarcas, elementos da direcção e professores do Agrupamento, o ministro fez uma visita a diferentes espaços do Agrupamento, visando diversos objetivos pedagógicos.

No início da visita o Governante partilhou um momento de Interação com Grupo "Equipa" de equitação e hipoterapia, apreciando o trabalho realizado no âmbito do Desporto Escolar e o seu papel como fator de promoção da inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Face às condições climatéricas que não permitiram a atuação do Grupo Moviritmo ao ar livre seguiu-se uma ida ao Pavilhão Municipal, onde foi possível assistir à exibição do Grupo "Moviritmo", que funciona no âmbito do Desporto Escolar – Desportos Gímnicos. Neste momento deu-se a conhecer o trabalho no âmbito do Desporto/Música (e das expressões em geral) realizado nas Escolas.

De volta à sede do Agrupamento seguiu-se uma visita à Sala de Professores e ao Gabinete do Otimismo.

Depois, foi a vez da comitiva visitar o Centro Escolar de Constância – 1º CEB, dando-se a conhecer o trabalho feito no âmbito da intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura nos 1º e 2º anos, nomeadamente através do Projeto "Primeiras letras, primeiros passos". Ainda no Centro Escolar houve visitaram-se também as salas do pré-escolar para interação com as crianças, visando reforçar a importância do pré-escolar como condição fundamental de promoção de uma escolaridade de sucesso.

Posteriormente houve uma demonstração do Ensino Articulado e um beberete na Sala de Convívio de alunos, onde foram apresentados os cursos do ensino profissional - Restaurante-Bar, Cozinha, Eletrotecnia e Turismo.

O último dos momentos agendados na visita foi uma reunião entre o Secretário de Estado da Educação e o Conselho Pedagógico do Agrupamento, cujo tema em debate foram as questões do currículo, a qual teve lugar na Biblioteca do Centro Escolar.