Gostar de Constância: de novo, sempre!

GC PanoFundo

Em 2011 realizou-se pela primeira vez esta atividade – Gostar de Constância – que foi muito bem acolhida pela comunidade e que, por isso, a Câmara Municipal decidiu prosseguir, transformando-a numa das iniciativas culturais regulares organizadas pelo município.

A edição deste ano que teve lugar no Centro Náutico de Constância, e foram homenageados os Bombeiros Voluntários de Constância que vão comemorar 90 anos em maio que vem, a Tupperware que há muitos anos contribui para o desenvolvimento económico do concelho e, em especial, da freguesia de Montalvo e o padre Ilídio que durante 30 anos serviu dedicadamente a paróquia de Santa Margarida da Coutada.

Acontece todos os anos em 7 de dezembro, uma data simbólica para o concelho por ter sido nesse dia, em 1836, que a rainha D. Maria II, satisfazendo um pedido apresentado pela nossa população da época, mudou o nome da vila de Punhete, que tinha há séculos, para Notável Vila da Constância. O povo não gostava do velho nome e a rainha apreciou e reconheceu a constância com que a gente da terra tomou voz e se bateu pela causa liberal. E Constância ficou, lindo nome lhe foi posto, a condizer com a sua imensa beleza.

O objetivo principal do Gostar de Constância, para além de assinalar a efeméride, é proporcionar, num ambiente festivo, uma jornada de promoção dos nossos valores, sobretudo em termos humanos e institucionais, contribuindo assim para elevar a autoestima coletiva, para gostarmos mais de nós, do que somos, do que fazemos. Para gostarmos (ainda mais) de Constância.

Como vem sendo hábito, o programa compreendeu, para além de animação musical que proporcionou um ambiente de alegria e de festa, a realização de entrevistas, em presença, aos três convidados especiais, um de cada freguesia. Esses convidados são pessoas ou instituições que se considera merecedoras de público destaque e cuja personalidade ou atividade possam servir de referência ou de motivação para a comunidade em geral. No ano passado, recorde-se, foram convidados a Caima, sediada em Constância Sul, as Irmãs Clarissas de Montalvo e o treinador de futebol Telmo Costa, natural de Vale de Mestre.

DSC 0171DSC 0184DSC 0196DSC 0206DSC 0216DSC 0223DSC 0229DSC 0249DSC 0256DSC 0276DSC 0279DSC 0287DSC 0301DSC 0322DSC 0331DSC 0351DSC 0397DSC 0404