Requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Montalvo

ETAR Montalvo

Na freguesia de Montalvo, concelho de Constância, já estão a decorrer as obras de Requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais – ETAR.

A intervenção tem um custo de 125.495,00€, com um financiamento comunitário de 102,420,75€, através do POSEUR – Programa Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, sendo a restante verba assegurada pelo orçamento da Câmara Municipal.

Registe-se que a freguesia de Montalvo, possui um único sistema de drenagem de águas residuais, sendo responsável pela drenagem dos efluentes da sede de freguesia, associado ao sistema de drenagem existe a ETAR de Montalvo onde todos os efluentes são tratados. A ETAR situa-se a cerca de 500 metros do aglomerado populacional e junto a uma pequena linha de água afluente do Rio Tejo.

A ETAR entrou em funcionamento no início da década de 80 e foi reabilitada no início do século XXI, atualmente apresentava sinais de desgaste mecânico e mau funcionamento de alguns equipamentos, o que contribui para que o efluente final não apresente uma qualidade compatível com os requisitos de qualidade exigidos a este tipo de instalação.

Com a intervenção que agora está a decorrer, pretende-se para além de corrigir o deficiente desempenho do sistema, proceder também à ampliação da sua capacidade, sem, contudo, ampliar ou construir novos equipamentos. Não haverá lugar ao aumento das áreas de implantação, construção ou impermeabilização do solo.

Em termos genéricos, esta operação tem como objetivo sujeitar as águas residuais, geradas na freguesia de Montalvo, a um grau de tratamento consentâneo com a legislação aplicável e com a proteção da qualidade, e respetivos usos, da água do meio hídrico recetor. A intervenção tem em consideração a melhoria das operações e processos de funcionamento considerados deficientes e a possibilidade de reaproveitamento da infraestrutura existente.