Constância recebeu com êxito Semana do Turismo Ativo e II Festival das Grandes Rotas

FGR 2

Numa primeira avaliação, baseada nos números e nas opiniões recolhidas durante o evento, a Câmara Municipal de Constância, avalia com nota muito positiva a organização da Semana do Turismo Ativo e II Festival das Grandes Rotas, um evento que o concelho recebeu de 9 a 17 de setembro.

Os cinco percursos pedestres que integraram o festival alcançaram números muito significativos de participantes.

Atividades de natureza e ar livre como canoagem, rappel, slide, aquabird, aquaball, stand up paddle e vertical playpen, levaram os participantes a superar muitos desafios.

Paralelamente decorreram diversos espetáculos, o Fotopaper, a mostra de Expositores Grandes Rotas, passeios de barco e visitas ao Borboletário Tropical, ao Museu dos Rios e das Artes Marítimas, ao Jardim Horto de Camões e ao Centro Ciência Viva – Parque de Astronomia.

Relativamente ao tecido económico, nomeadamente serviços de cafetaria, restauração e alojamento, numa primeira avaliação também ditam resultados muito positivos.

Recorde-se que focalizado em dois percursos sinalizados – a Grande Rota do Zêzere e a Grande Rota do Tejo –, surgiu no ano passado o Festival das Grandes Rotas, uma iniciativa na qual se potenciaram os equipamentos, se criou dinâmica cultural e se valorizou o património natural e construído.

Impulsionada pelo sucesso da iniciativa, nesta segunda edição surgiu a Semana do Turismo Ativo, apostando no território do concelho de Constância com a realização de várias atividades nas áreas do turismo, do lazer, do desporto, da cultura e da ciência, sem esquecer o objetivo primordial – a valorização do interior centro como destino visitável nas mais diversas vertentes.