Viagem de Estudo 2016

DSC 0018 w

Mais uma viagem que chegou ao fim.

Depois de seis dias na estrada, por caminhos que nos levaram por Espanha – Fraga, Barcelona, Escorial (Madrid) e Salamanca –, voltámos ao ponto de partida com um sentimento misto de alegria e de já saudade por tudo o que vivemos juntos.

Para além de visitas culturais e muitos momentos de diversão, foi uma oportunidade para que os alunos adquirissem mais conhecimentos e exercitassem competências pessoais e sociais tão importantes como a autonomia, a interajuda, a solidariedade, a amizade, o saber estar em grupo, o respeito pelos adultos, colegas e os espaços públicos.

Não podendo deixar de referir que o sucesso desta iniciativa sociocultural também se deveu à competência e profissionalismo das acompanhantes da Escola Luís de Camões e dos motoristas da Câmara Municipal, bem como à forma como os alunos se comportaram, importa salientar que, do ponto de vista da autarquia, foi uma experiência enriquecedora acompanhá-los, pois o mundo modifica-se e nós, para decidirmos bem, temos que estar no terreno e conhecer essa evolução; e, neste caso, como são os nossos jovens, os seus anseios e projetos de vida.

De salientar ainda a excelente confraternização entre as comitivas dos concelhos de Constância, Sardoal e Mação, num total de 130 jovens e 15 adultos.

O concelho de Constância está hoje mais rico porque acreditamos convictamente que o futuro está na educação e na formação das nossas crianças e dos nossos jovens!