Mercado Ribeirinho esteve em Constância

Dia12356

Produtos Locais, artesanato, turismo de interior, hortofrutícolas e plantas, cinema, música, atividades de desporto e aventura, gastronomia tradicional e muita animação fizeram parte do cardápio do Mercado Ribeirinho de Constância nos dias 11, 12 e 13 de Julho, no PomTeze.

Este evento de três dias, da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Constância, acrescentou ao mercado de produtos locais e artesanato mais uma componente, o turismo de interior. As empresas de animação turística e unidades de alojamento em espaço rural da região foram desafiadas pela organização a mostrar a suas ofertas aos visitantes dos Mercados Ribeirinhos, no encontro dos rios Zêzere e Tejo.

Houve, também no PomTeze, nas manhãs do fim de semana, mercado de produtos hortofrutícolas e plantas que foram animados no sábado, dia 12, com uma demonstração de cozinha ao vivo pelos agricultores. No domingo, dia 13, foi a vez do Grupo de Cantares da Universidade Sénior de Constância atuar durante a mostra e comercialização destes artigos frescos.

Este festival, da estratégia de eficiência coletiva PROVERE - Mercados do Tejo - Rede para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Tejo, integrou no seu primeiro dia, (11 de Julho) o encontro final do projeto Tejo/Tajo Vivo. Com um programa próprio a decorrer no Centro Náutico de Constância, esta iniciativa juntou os 17 parceiros portugueses e espanhóis da Rede para a valorização dos Territórios vinculados ao Tejo para assinatura de novo protocolo de cooperação transnacional.

Da animação é de destacar a sessão de cinema ao ar livre, da Associação Cultural Palha de Abrantes, e o espetáculo Fado na Praça, na sexta-feira, dia 11 de julho. Os fadistas Dora Maria, Joana Cota, João Chora e Ruca Fernandes, acompanhados pelos músicos Bruno Mira e Rui Santos, cantaram a partir das varandas da Praça Alexandre Herculano, onde os visitantes puderam petiscar nos estabelecimentos de cafetaria existentes.

A Festa Jovem, da Junta de Freguesia de Constância integrou, também, os Mercados Ribeirinhos, com insufláveis e jogos tradicionais para as crianças. Para animar a noite atuaram o "Palhaço Pintarolas" e o grupo Moviritmo, da Escola de Ensino Básico 2, 3/S Luís de Camões, terminando com DJs.

Nas atividades de desporto e aventura as ofertas foram bastante diversificadas. No sábado, dia 12, houve no campo de vólei de praia, um torneio que decorreu entre as 8h00 e as 20h00, organizado pelo Clube Estrela Verde, realizou-se um workshop de karaté, pela Associação Nacional de Artes Marciais - Núcleo de Constância, demonstração a cargo do mestre João Cardiga pretendendo introduzir a prática aos participantes, sendo de nível inicial. Ainda no sábado houve uma descida noturna em canoagem, da vila de Constância até Vila Nova da Barquinha. Na manhã de domingo, dia 13, decorreu uma prova de cross adventure com diferentes desafios, uma aula de zumba, pelo Ginásio Municipal de Constância e ainda um percurso pedestre de observação e interpretação da Natureza "Descobrir o bosque ripícola da ribeira da Foz".

No local onde se centrou a maioria das atividades do Mercado Ribeirinho de Constância, apoiado pelo Programa Operacional Regional do Centro - Mais Centro, do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e pela Abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR), existiu também uma tasquinha no espaço Zêzere com gastronomia tradicional, confecionada pelo Clube Estrela Verde. Uma taberna com petiscos e vinhos da região, dinamizada pela JICA – Juventude Inovadora com Atitude, foi outra das estruturas a dar apoio ao evento.

O Centro Ciência Viva complementou a festa com visitas orientadas ao parque astronómico exterior, sessões de planetário e observação solar nas tardes de sábado e domingo.