Biblioteca Municipal de Constância comemora 25 anos | 4 de abril 1994 – 4 de abril 2019

Biblio2019

Na próxima quinta-feira, 4 de abril, a Biblioteca Municipal de Constância comemora 25 anos de funcionamento no atual edifício, efeméride que será assinalada com um conjunto de iniciativas culturais.

O período da manhã será dedicado aos mais jovens que poderão assistir à iniciativa 25 Poemas para Ajudar a Crescer, leituras dramatizadas por João Morales.

A partir das 15h00, o evento será aberto ao público em geral e englobará:

• 15h00: Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill : Antes e Depois, percurso pelo passado e pelo presente da BMAO, incluindo visita aos espaços mais secretos da Biblioteca;
• 15h30: Apresentação da 6ª Edição do Concurso Literário Alexandre O'Neill;
• 16h00: Filme Comemorativo dos 25 Anos de idade "Parabéns BMAO: 1994/2019";
• 16h30m: Bolo de Aniversário.

Recorde-se que a Biblioteca Municipal de Constância, atual Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill, foi inaugurada a 4 de abril de 1994, passando a integrar a Rede Nacional de Leitura Pública

O edifício da Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill é o resultado da transformação da antiga escola primária e, anos mais tarde, Paços do Concelho.

Antes de passar para o edifício atual, a biblioteca já existia há quatro anos noutro edifício, mas era um espaço muito reduzido, de acesso pouco funcional e cujas instalações já não comportavam nem o volume das obras adquiridas, nem a afluência dos seus utilizadores. Assim, foi necessário encontrar uma solução para o seu desenvolvimento, sendo transferida para o local onde atualmente se encontra.

O edifício foi construído em 1912-17 para ser escola de ambos os sexos e habitação das professoras. Durante 70 anos este edifício cumpriu as funções para que foi construído. Nos finais dos anos 80 passou a servir provisoriamente de Paços do Concelho. Após ser remodelado no seu interior, em 1994 passa para acolher a Biblioteca Municipal.

Este é um dos edifícios mais significativos do património construído do concelho, herança da I República, símbolo da instrução e da cultura, casa que conheceu várias funções, todas elas de relevante interesse público.

A obra de transformação foi feita na sequência do contrato-programa celebrado entre o município de Constância e a Secretaria de Estado da Cultura, através do então Instituto Português do Livro e da Leitura.