AUMENTO GRADUAL DO CAUDAL DOS RIOS

02 Cheia

Segundo informação do Centro Distrital de Operações de Socorro de Santarém – CDOS, «a gestão que tem sido efetuada nas últimas 48 horas, dos volumes de água lançados no rio Tejo, permitiu até ao momento que não se tenha verificado uma situação de cheia.

No entanto e atendendo à manutenção dos caudais provenientes de Espanha e ao agravamento (aumento) do valor dos caudais afluentes às barragens portuguesas – em virtude do enorme volume de precipitação que se tem feito sentir, nas últimas horas, consolida-se a probabilidade de um episódio de cheia».

Em comunicado o CDOS refere também que «devido ao grande afluente da barragem do Castelo de Bode as descargas irão aumentar gradualmente. A imprevisibilidade da informação proveniente de Espanha, relativamente aos caudais lançados pelos mesmos, não nos permite realizar uma previsão alargada, pelo que se manterá o alerta para eventualidade de cheias».

No que concerne à vila de Constância, é visível um ligeiro aumento do nível das águas, levando à inundação de parte do parque de estacionamento junto ao rio Zêzere.

A Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, está a acompanhar o assunto, recomendando à população com propriedades ou equipamentos nas zonas ribeirinhas que esteja atenta à evolução da situação.