Centenário da Escola Primária Mixta de Constância - Exposição: memórias da minha escola…

escola mixta

No âmbito da comemoração do Centenário da Escola Primária Mixta de Constância, atual Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill, está patente ao público, a Exposição: Memórias da minha escola... no sentido de sensibilizar a comunidade para a importância deste edifício escolar para as várias gerações de alunos que passaram por este lugar de aprendizagem e de sociabilidade.

Com a ideia de criar esta exposição efetuou-se uma recolha de testemunhos junto da população mais idosa do concelho, incluindo a população institucionalizada nos Lares da Santa Casa da Misericórdia de Constância, que forneceram memórias e vivências do seu tempo de escola, mas também documentos, objetos e fotografias que guardavam carinhosamente do seu tempo de escola. Além deste património imaterial recolheu-se também património material, como aquele que ainda existia nos estabelecimentos de ensino de Montalvo, no Centro Escolar de Constância e de Santa Margarida, assim como em algumas associações culturais do concelho que cederam as peças para a realização desta iniciativa.

Com este envolvimento da comunidade, foi possível recriar uma sala de aula do período do Estado Novo, recorrendo à exposição de antigos manuais, mobiliário, material escolar, fotografias, objetos religiosos, exames, provas escritas, etc., que foram amavelmente cedidos com o objetivo de recordar aos mais novos a escola de antigamente e acima de tudo mostrar que este património não deve ser esquecido, mas transmitido e divulgado.

Esta exposição está patente ao público, durante a semana das 9h30 às 18h00, na sala polivalente da Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill, de 23 de novembro de 2015 a 29 de janeiro de 2016.

Para mais informações e esclarecimentos devem os interessados, contactar a Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill, através do telefone 249 739 367 ou via correio eletrónico para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..