Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - Sinos e Sonoridades: Património Imaterial a Salvaguardar

Monumentos e Sitios-01

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, foi instituído pelo ICOMOS Internacional e tem por tema este ano Conhecer, Explorar e Partilhar. Conhecer, para melhor explorar a potencialidade dos recursos patrimoniais na sociedade contemporânea e partilhar o que nos rodeia, preservando a identidade local e a ligação às comunidades, face a um mundo cada vez mais globalizado.

Associando-se a esta comemoração, o Município de Constância, promove o Colóquio: Sinos e Sonoridades: Património Imaterial a Salvaguardar, com o objetivo de divulgar o projeto cultural da Associação CICO – Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão – o Carrilhão LVSITANVS, itinerante é composto por 63 sinos, e chega a Constância neste mês de abril. É também objetivo do município contribuir para um melhor conhecimento, salvaguarda e valorização do património cultural imaterial dos sinos e das suas sonoridades, chamando a atenção para a função social e religiosa que representaram e ainda representam para as populações.

Este evento conta com a presença de Ana Elias, Mestre Carrilhanista e Diretora Musical da CICO, que apresentará o tema Da Pedra ao Carrilhão e Ana Maria Paiva Morão, Investigadora no CLEPUL/Pólo Centro de Tradições Populares Portuguesas, Universidade de Lisboa, que dissertará sobre o tema Representação e significado dos sinos na Literatura Oral Tradicional. Após estas apresentações seguir-se-á um apontamento musical com os Tintinnabvlvm.

Esta iniciativa pretende sensibilizar para a importância do Património Cultural Imaterial, através da promoção e valorização das mais diversificadas e singulares expressões culturais imateriais que os indivíduos, os grupos ou as comunidades protagonizam e que dão sentido à própria identidade da região e do país.

Aberta à comunidade em geral, esta iniciativa irá decorrer no dia 18 de abril, pelas 14h30, na sala polivalente da Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill. É uma atividade gratuita, com inscrição obrigatória.

Para inscrições ou informações adicionais devem os interessados contactar a Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill, através do telefone 249 739 367 ou do correio eletrónico Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..