Presidentes da República na Antiga Cadeia de Constância 1 a 31 de agosto

Bustos dos Presidentes

A Antiga Cadeia de Constância, localizada na Praça Alexandre Herculano, no Centro Histórico da vila, recebe, de 1 a 31 de agosto, uma exposição da autoria de João Reis, a qual apresenta uma coleção de Bustos de todos os Presidentes da República, desde 1910 até 2018.

Apresentar uma retrospetiva histórica sobre os diversos titulares do cargo de Presidente da República, desde a implantação do regime republicano, a 5 de outubro de 1910 até ao atual presidente Marcelo Rebelo de Sousa, passando pelo golpe de estado de 28 de maio de 1926 e a revolução de 25 de abril de 1974, foi o principal objetivo com que o autor, João Reis, natural de Montalvo, uma freguesia do concelho de Constância, elaborou todos os bustos, em argila, que agora são apresentados ao público.

João Reis começou este seu trabalho em 2010, durante o centenário da Implantação da Republica, vindo a finalizar o projeto em 2016, altura em que o deu a conhecer, através de uma exposição que abriu ao público no seu ateliê em Montalvo.

Refira-se que o autor tem muitos outros trabalhos elaborados, nomeadamente bustos de algumas personalidades e também esculturas em espaço público. Nestas últimas destacam-se a de Fernando Pessoa, instalada junto à sua residência, em Montalvo, e o seu último trabalho colocado junto ao Sobreiro, em Montalvo, uma oferta que fez à sua Junta de Freguesia. Trata-se da figura de uma mulher, que pretende salvaguardar algumas tradições locais, neste caso específico, tarefas que noutros tempos eram desempenhadas essencialmente pelas mulheres, tais como a ida à fonte (quando em casa ainda não havia água canalizada) e a lavagem da roupa, no lavadouro público.

Diversificar a oferta cultural no Centro Histórico da vila, dando a conhecer o trabalho de um artista do concelho, é o principal objetivo desta exposição que vai estar aberta do público de terça-feira a domingo, das 14h00 às 17h00.