BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO ESTABELECE PROTOCOLO COM A TUPPERWARE

Banco local volunt

O Banco Local de Voluntariado (BLV) de Constância assume-se como uma estrutura de âmbito concelhio, facilitadora da participação cívica que, atuando em subsidiariedade e usufruindo da proximidade e do conhecimento das características de cada comunidade, contribui para a promoção, organização e aprofundamento do voluntariado.

Desta forma, reconhecendo a Câmara Municipal de Constância que o voluntariado tem, cada vez mais, uma importância relevante no desenvolvimento sustentável de uma comunidade, podendo, inclusivamente, contribuir para a obtenção de competências diversas, aquisição de saberes e alargamento da rede de conhecimentos do voluntário, foi, recentemente, estabelecido um protocolo de colaboração entre o município, enquanto entidade promotora e enquadradora e a Tupperware, que se assume como entidade referenciadora. Do protocolo estabelecido foram acolhidos quatro colaboradores da referida empresa, que serão integrados nas seguintes áreas de voluntariado:

• Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill, com participação na atividade "Ler aqui, ali e por aí", com o objetivo de promover a leitura junto das crianças;
• Pavilhão Desportivo Municipal, com principal incidência na atividade "A pé para a Escola", que pretende fomentar a interação comunitária intergeracional, aquisição de competências sociais e interpessoais, contacto direto com o património natural e construído, bem como potenciar a destreza motora nas crianças a frequentar o 1º ciclo;
• Associação "Os Quatro Cantos do Cisne", com a dinamização de ateliês de "Artes Marciais", com o fim de favorecer a dimensão cognitiva, comportamental e social e motora; incutir princípios de disciplina, respeito e autocontrolo e promover a prática de exercício regular junto das crianças beneficiárias do CATL;
• Associação Popular e Social de Constância/Universidade Sénior, através da lecionação de disciplinas, com vista a criar e dinamizar atividades e respostas sociais, culturais e educacionais para a população, bem como divulgar a história, as ciências, as tradições, a solidariedade, os saberes e os demais fenómenos socioculturais.

O BLV foi constituído em 2015 e conta com uma bolsa de voluntários composta por nove munícipes.

As inscrições no BLV poderão ser efetuadas através do preenchimento da ficha de candidatura online no site do Município (www.cm-constancia.pt) ou através da entrega da referida ficha no Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação da Câmara Municipal de Constância.