Notícias

Novo ateliê  Bonequinhas de Constância  abre a 31 de janeiro, no centro histórico da vila

Novo ateliê Bonequinhas de Constância abre a 31 de janeiro, no centro histórico da vila

A partir do próximo dia 31 de janeiro, a Praça Alexandre Herculano abre portas ao novo ateliê de Bonequinhas de Constância, um espaço da responsabilidade do Município que passará a funcionar no rés-do-chão do Posto de Turismo.

Recorde-se que as Bonequinhas de Constância, também conhecidas por Bonecas de Perna de Cana, outrora eram feitas por mulheres e meninas, sempre que tinham algum tempo livre, para depois as venderem às feirantes. Deste modo, conseguiam mais algum dinheiro, principalmente na altura em que os marítimos estavam ausentes por longos períodos e a elas cabia o sustento da casa.

Quando as tendeiras vinham a Constância, traziam um lençol, que estendiam no chão, e ali eram depositadas as bonecas que cada mulher tinha feito. Outras vezes, eram as próprias mulheres e meninas que levavam as bonecas diretamente às feiras, para as vender às feirantes, que as estendiam num cordel.

Estas bonecas representavam as várias classes sociais: as damas usavam chapéu com penacho e as camponesas usavam um lenço na cabeça e carregavam, ainda, um cesto de vime, um cântaro com água, um molho de lenha ou a trouxa da roupa para lavar no rio. As bonecas eram feitas pelas mulheres de famílias mais pobres, para as filhas brincarem, apesar de serem menos vistosas, eram recebidas com grande carinho pelas meninas. Contudo, ao longo dos tempos, estas bonecas tornaram-se mais bonitas e coloridas, sendo uma mercadoria muito procurada para entretenimento das crianças e, atualmente, são um elegante objeto decorativo.

Visando preservar e salvaguardar o património do concelho, a Câmara Municipal abre este novo espaço pelo que a partir de 31 de janeiro, os interessados em apreciar e/ou aprender a fazer esta peça de artesanato de Constância, é só aparecerem, nos dias de funcionamento do ateliê.

Inauguração:

  • 31 de janeiro - 14h30
  • rés-do-chão do Posto de Turismo
Logo da Câmara Municipal de Constância

Contactos

Câmara Municipal de Constância
Estrada Nacional 3, n.º 13
2250-028 CONSTÂNCIA

 249 730 050
(Chamada para a rede fixa nacional)
 geral@cm-constancia.pt

LIVRO DE RECLAMAÇÕES Um instrumento de cidadania legalmente consagrado

Redes Sociais

facebook instagram twitter
Acessibilidade

Localização

Cofinanciado por
Cofinanciado por