Viagem de Estudo pela Europa

"Município de Constância aposta nos valores da cidadania."

26julho 1

Burgos, Airbus (Toulouse), Futuroscópio, Biarritz e Salamanca são os locais que integram o itinerário desta Viagem de Estudo à Europa – 2015, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Constância, que decorre de 21 a 29 de julho.

Com a organização da viagem de estudo, que vai no seu quinto ano consecutivo, a Câmara Municipal de Constância procura incentivar os jovens estudantes a dedicarem-se às suas obrigações escolares durante o ano letivo, reconhecendo, no final, o trabalho e o empenho daqueles que obtiveram o sucesso que lhes permitiu completar o 9º ano de escolaridade.

Organizada em conjunto com os Municípios de Sardoal e de Mação, a viagem tem uma forte componente pedagógica e formativa, possibilitando aos estudantes o contacto próximo com outros povos e outras culturas e reforçando os valores de cidadania, sem esquecer nunca que a "viagem forma a juventude". Este é seguramente um dos projetos mais importantes desenvolvidos pela Câmara Municipal de apoio aos nossos jovens.

Dia 21 de julho

JÁ COMEÇOU A VIAGEM DE ESTUDO 2015

Foram 42 os jovens que ontem partiram de Constância, acompanhados pela presidente da Câmara Municipal, por uma técnica e dois motoristas da autarquia e por uma funcionária da Escola Luís de Camoes, com destino a Espanha e França.

21julho 121julho 221julho 321julho 421julho 521julho 621julho 721julho 821julho 921julho 1021julho 1121julho 1221julho 13

Dia 22 de julho

No dia 22 de Julho, o início de mais uma visita de estudo com 42 alunos do Agrupamento de Escolas de Constancia.

22julho 122julho 222julho 322julho 422julho 522julho 6

Ontem, dia 21 de Julho, iniciámos a Viagem de Finalistas pela Europa. Partimos de Constância por volta das 23h. Encontrámo-nos na área de serviço de Vilar Formoso com os municípios de Mação e Sardoal e retomámos a viagem às 2h, onde muitos aproveitaram para descansar. Chegámos a Burgos às 9h, do dia 22, onde nos dirigimos até ao parque de campismo "Las Fuentes Blancas". Posteriormente ao almoço, fomos visitar a cidade de Burgos. Iniciámos pela vista da Catedral, considerada a terceira maior de Espanha, e arquitetonicamente gótica. De seguida foi-nos dado um tempo livre para conhecer a cidade e ao mesmo tempo, interagir com outros estudantes, também participantes desta viagem. Às 17h voltamos para o parque e desfrutámos da piscina do mesmo. De seguida jantámos e aproveitámos para descansar depois desta longa viagem! Consideramos esta viagem importante, pois permite conhecer novas culturas e pessoas.

Texto elaborado por Afonso Zambujo, Joana Monteiro, Margarida Jacinto, Maria Rui Lopes e Patrícia Antunes.

11742809 953729814669601 6856832583293986754 n

Dia 23 de julho

Hoje, dia 23 de Julho, juntou-se toda a gente por volta das 8:45h e partimos em direção a Toulouse por volta das 9:00h. Durante a viagem, maior parte de nós aproveitou para descansar e ás 11:25h paramos numa área de serviço.
Prosseguimos viagem pelas 11:35h e durante grande parte da mesma passamos por vários túneis visto ser uma zona montanhosa - os Pirinéus.
Às13:00h, depois de passar a fronteira espanha-frança, paramos numa área de serviço, almoçámos e seguimos viagem.
Após outra paragem, chegámos a Toulouse por volta das 19.00h onde montámos as tendas, divertimo-nos nos trampolins do parque e fomos jantar.
Foi um dia muito cansativo uma vez que passamos grande parte dele no autocarro.

*A verdadeira surpresa será amanhã com a visita à Fábrica da Airbus.

Texto elaborado por Joana Costa, Beatriz Lopes, José Matos e Filipa Dias.

23julho 123julho 223julho 323julho 423julho 523julho 6

Dia 24 de julho

Dia 24 de Julho, pelas 8:10h da manhã todos nós, alunos da escola de constância acordámos e de seguida arranjamo-nos e desmontámos as tendas para que às 10:30h estivéssemos todos juntos ao autocarro para começar a viagem rumo ao centro de Toulouse para visitar a fábrica da AirBus. Antes de começarmos a visita todos nós almoçamos junto à recepção da fábrica. Durante a visita o guia explicou-nos que hoje em dia a AirBus é um dos líderes da produção de aviões, explicou-nos também a sua função é as suas diversas utilizações. Disse-nos que nesta fábrica trabalham cerca de 55mil trabalhadores de 80 nacionalidades diferentes.

Pelas 16:47h a visita deu-se por terminada, seguindo para o McDonalds onde alguns de nós jantaram e muitos levaram a sua refeição para comer durante a viagem de autocarro.

Por volta das 21:30h fizemos uma paragem numa área de serviço onde alguns alunos puderam ir à casa de banho e outros jantar.

Com esta viagem à AirBUs concluímos que a construção dos aviões é lenta e complexa, que os mesmos têm muitas funcionalidades e diferentes formas rigorosas de testar os seus equipamentos recentes.

Trabalho realizado por
Maria Lopes
Mariana Alves
Filipa Duarte
Rafaela Nunes
Francisco Morais

24julho 124julho 224julho 324julho 424julho 524julho 624julho 7

Dia 25 de julho

Hoje dia 25 de Julho acordamos por volta das 9h da manhã e de seguida fomos todos visitar a cidade Poitiers, para depois irmos as compras ao supermercado. O ponto de encontro era a Câmara Municipal de Poitiers onde tínhamos de estar por volta do meio dia.

De volta ao parque onde almoçamos, e após fazermos a digestão, fomos a uma praia fluvial onde nos divertimos no escorrega de água e alguns de nós jogaram voleibol. Regressamos ao parque de campismo por volta das 19h para tomarmos banho e jantar para às 22:30h termos a reunião com os adultos.

Na nossa opinião foi um dia bem passado.

Elaborado por: Beatriz Bernardino, Júlia Bernardino, Nuno Ramos, Patrícia Nunes

25julho 125julho 225julho 325julho 425julho 525julho 625julho 725julho 825julho 925julho 1025julho 1125julho 1225julho 1325julho 1425julho 1525julho 16

Dia 26 de julho

Dia 26 de Julho, acordámos por volta das 8:00 para estarmos prontos às 9:30 com rumo ao Futuroscope, em Poitier. Chegámos ao local às 10:30 onde nos foram dadas várias informações sobre as regras a cumprir. Recados dados, partimos para este mundo de diversão! Neste Parque temático aprendemos sobre o passado,presente e o futuro com as atividades "Un Voyager dans le temps déjanté" e "Chocs Cosmiques". Não só havia atividades de aprendizagem como também atividades lúdicas entre as quais "Danse avec les Robots" e "Artur, l'aventure 4D". O primeiro encontro realizou-se às 13:30 onde alguns de nós aproveitaram para almoçar. Depois do almoço e das novas indicações dadas fomos conhecer ainda melhor o Parque, descobrindo novas atividades como "Le Spalsh des Loustics", "Les Apprentis Pompiers" e "Le Petit Prince". Para verificar se estava tudo bem houve um segundo encontro pelas 20:00. Após todas as aventuras alguns alunos optaram por repetir as atividades onde se divertiram mais, enquanto outros decidiram jantar e descansar. Ás 22:30 assistimos a um espetáculo intitulado de "Lady Ô". De seguida dirigimo-nos para o Parque de campismo ao qual chegámos por volta da 00:45. Na nossa opinião foi um dia bastante divertido onde aprendemos o valor da amizade e enriquecemos a nossa cultura científica.

Trabalho realizado por: Alexandra Matos, Daniela Gaspar, Maria Catarina, Mariana Jacinto, Sílvia Pereira e Tatiana Calado.

26julho 1

Dia 27 de julho

Hoje, dia 27 de Julho, por volta das 8:00h da manhã acordamos para arrumar o resto das coisas para seguirmos viagem para o parque de campismo Le Tatiou.

As 11h fizemos uma pequena paragem para abastecer os autocarros e preparar o almoço. Seguimos viagem ás 11:30h. Perto das 14h fizemos uma paragem para almoçar, onde ficámos até ás 15h.

Entretanto seguimos viagem para o nosso destino, que era o parque de campismo Le Tatiou, em Bias. Quando chegamos a este, arrumámos e montámos as tendas. Depois de montar as tendas alguns de nós foram jogar vôlei de praia e as meninas foram aproveitar a piscina.

Por volta das 20h fomos jantar ou até tomar banho para nos encontrarmos ás 22h para uma reunião sobre o dia de amanhã.

Trabalho realizado por: Daniela Jurado, Gabriel Salgueiro, Gonçalo Cunha e Guilherme Quental.

27julho 127julho 227julho 327julho 427julho 527julho 627julho 7

Dia 28 de julho

No dia 28 de Julho pelas 8:45h partimos rumo ao parque de campismo de Salamanca. Fizemos a nossa primeira paragem por volta das 10:30h para o primeiro descanso. Continuamos a nossa viagem e voltámos a parar pelas 13:00h para o almoço. A paragem seguinte foi as 17:15h para reabastecer os autocarros e descansarmos mais uma vez.

Chegamos ao parque de campismo de Salamanca por volta das 19:00h, onde foi nos dada a tarefa de montar as tendas. Depois disso, muitos aproveitaram para dar um mergulho na piscina. Jantamos por volta das 20:30h para às 22h irmos dar uma volta pela cidade. Regressamos ao parque pela 00:30h e fomos descansar para que no dia seguinte tivéssemos energia para o último dia de viagem.

Trabalho realizado por Joao Correia, David Correia, André Lente, João Paulo Palácio, Tiago dias, Lucas Vital e Shayan Santos.

28julho 128julho 228julho 3

Dia 29 de julho

Caros Pais!

Depois de oito dias de viagem com os vossos filhos informo que já estamos em território nacional.

Após o jantar de confraternização no Fundão entre as três comitivas composta pelos 120 jovens de Constância, Sardoal e Mação, partiremos com destino a Constância.

Quanto ao meu estado de espírito partilho convosco que regresso com o sentimento do dever cumprido. Tenho a consciência de que foi uma oportunidade para que eles e elas adquirissem mais conhecimentos e consolidassem as aprendizagens escolares.

Para além da aquisição de conhecimentos e do desenvolvimento do sentido crítico puderam exercitar competências pessoais e sociais tão importantes como a amizade, a solidariedade, a interajuda, o saber estar em grupo, o respeito pelos adultos, colegas e espaços públicos e reagir a situações novas como por exemplo comunicar em língua estrangeira.

Para mim enquanto autarca também foi uma experiência muito enriquecedora pois o mundo modifica-se tão rapidamente que nós para decidirmos de acordo com os interesses dos nossos munícipes temos de estar no terreno e conhecer essa evolução.

E, nesta linha de pensamento é importante sentir o pulsar dos nossos jovens, os seus anseios, dificuldades e o seu projeto de vida.

Confesso que nem tudo foi fácil mas o balanço final é sem dúvida muito positivo.

Prevemos que pelas 23h30m possam abraçar os vos filhos junto à câmara municipal de Constância .

Com amizade.

Júlia Amorim
Presidente da Câmara Municipal

29julho 1

No dia 29 de Julho foi assim!!

Acreditamos que todos os nossos alunos, que puderam vivenciar a experiência que o Município de Constância lhes proporcionou durante estes 8 dias, regressaram a casa pessoas diferentes, com valores reforçados e com histórias para contar que jamais esquecerão.

OBRIGADA A TODOS!!!

29Ajulho 129Ajulho 229Ajulho 329Ajulho 429Ajulho 529Ajulho 629Ajulho 729Ajulho 829Ajulho 929Ajulho 1029Ajulho 1129Ajulho 1229Ajulho 1329Ajulho 1429Ajulho 1529Ajulho 16

VIAGEM DE ESTUDO 2015 TERMINOU

Foi num ambiente de alegria, boa disposição e muitas saudades da família, que chegaram a Constância os 42 jovens que participaram na Viagem de Estudo 2015, acompanhados pela presidente da Câmara Municipal, por uma técnica e dois motoristas da autarquia e por uma funcionária da Escola Luís de Camoes.

29julho 229julho 329julho 429julho 529julho 629julho 729julho 829julho 929julho 1029julho 1129julho 1229julho 1329julho 1429julho 1529julho 1629julho 1729julho 1829julho 1929julho 2029julho 2129julho 2229julho 2329julho 2429julho 25

AGENDA

NOTÍCIAS

Error: No articles to display

facebook2twitter orange peqicon instagram-01 - Cópiarss orange - Cópiarss orange - Cópia

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de cookies. Politica de cookies .