XXVII acampamento Margaridas concentra cerca de 700 escuteiros em Constância

Margaridas

O Acampamento Margaridas 2017 festeja este ano o seu 27º ano de existência. Organizado pelo Agrupamento 707 (sedeado em Constância Sul), do Corpo Nacional de Escutas (CNE), decorre em Constância, junto ao Centro Ciência Viva, de 25 a 28 de fevereiro.

Margaridas, são um acampamento sonhado e idealizado por dirigentes do Agrupamento 707, que no Carnaval de 1990 lançam a ideia no terreno, contando na altura com a participação de 65 elementos do CNE e 12 elementos do grupo 49 da AEP de Lamego.

Tendo como tema geral, NEM TUDO É CARNAVAL e tema particular, 25 anos a superar escolhos, este ano a organização conta com a participação de 700 escuteiros vindos um pouco de todo o país.

O Acampamento é dividido em quatro campos: Lobos – Iª Secção – São Francisco de Assis, Maçaricos – IIª Secção – São Tiago Maior – Touros – IIIª Secção – São Pedro – Corvos – IVª Secção – São Paulo.

Pretende a organização que o acampamento Margaridas seja marcado por aventuras escutistas e uma vivência dos Homens que num dia receberam o Amor e a Luz de Cristo e se tornaram peregrinos e missionários de Jesus. O Acampamento das Margaridas procurou e procura ser sempre uma festa do escutismo de vários agrupamentos e de diferentes regiões.

Este acampamento tem como objetivos iniciar um novo século de movimento escuta sempre fiel aos princípios do seu fundador, contribuir para a formação integral dos jovens através de ideias novas para uma nova geração, proporcionar uma atividade, onde a técnica e o escutismo no seu espírito de globalização esteja sempre atual e promover entre todos os escuteiros que o encontro nesta data não é por mero acaso e que de facto Nem Tudo é Carnaval, mas sim um escutismo.

O Acampamento Margaridas decorre no concelho de Constância de forma interrupta desde 1990. Até ao ano de 2004 esta iniciativa escutista decorreu no Campo Militar de Santa Margarida; este ano, e pelo décimo primeiro ano consecutivo, as Margaridas 2017 têm lugar no parque junto ao Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia, contando para o efeito com o apoio da Câmara Municipal de Constância.