10 de Junho assinalado em Constância

Img Site Deposicao Flores 2020

Na próxima quarta-feira, Constância vai assinalar o 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com a deposição de flores no Monumento a Camões.

O Dia de Camões é sempre motivo de grande festa em Constância, uma ocasião em que a vila remonta à época quinhentista, vivendo as Pomonas Camonianas, um grandioso evento cultural que pretende homenagear Camões, a época em que o épico viveu e a sua ligação à vila de Constância.

Este ano, conforme a autarquia anunciou oportunamente, face à atual situação de Pandemia decidiram as entidades organizadoras das Pomonas Camonianas que a edição de 2020, prevista para os dias 9 e 10 de junho, foi cancelada.

No entanto, considerando a importância do 10 de junho para Constância, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a data será assinalada com uma «cerimónia privada» de deposição de flores no Monumento a Camões, que contará com a presença de representantes da Câmara e da Assembleia Municipal, das Juntas de Freguesia de Concelho, da Associação da Casa Memória de Camões e do Agrupamento de Escolas de Constância. Em representação de toda a Comunidade Educativa que anualmente participa nas Pomonas Camonianas, estará um par de alunos trajados ao modo da época quinhentista.

Recorde-se que as Pomonas Camonianas decorrem sempre por ocasião do dia 10 de junho, contando com uma organização conjunta da Câmara Municipal, da Associação Casa-Memória de Camões e do Agrupamento de Escolas de Constância.