15º aniversário do Parque Ambiental

Cartaz 15 Aniversario PASM-02

Uma visita guiada ao Parque Ambiental, o Passeio Pedestre Interpretativo O Bosque Ripícola da Ribeira da Foz e um concurso de Bolos de Aniversário + Saudáveis são os três eventos que integram as comemorações do 15º aniversário do Parque Ambiental de Santa Margarida, os quais decorrerão respetivamente nos dias 29 e 30 de abril.

Recorde-se que o Parque Ambiental de Santa Margarida foi inaugurado em 18 de abril de 2002, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, que na ocasião apelidou o equipamento como uma Joia para o País. Passados 15 anos, o Parque Ambiental de Santa Margarida, que integra também o Borboletário Tropical, faz jus às declarações do governante, pois é uma verdadeira joia para o concelho, para a região e para o país.

PARQUE AMBIENTAL
O Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM) é um espaço lúdico-pedagógico com cerca de 6 hectares, localizado numa zona rural da freguesia de Santa Margarida da Coutada.
O PASM proporciona aos visitantes o contacto direto com a natureza, podendo desfrutar de momentos de lazer e dispondo de informação e atividades relacionadas com o ambiente e a natureza. Qualquer visitante pode, simplesmente usufruir do espaço individualmente ou em convívio com a família e amigos, ou então realizar atividades integradas em programas de educação ambiental ou em visitas esporádicas.
O Parque Ambiental de Santa Margarida está munido de um vasto leque de equipamentos e apresenta várias atividades temáticas.

BORBOLETÁRIO TROPICAL
Situado no Parque Ambiental de Santa Margarida, o Borboletário abriu ao público no dia 5 de junho de 2013. Trata-se de um espaço criado para dar a conhecer o mundo das borboletas, contribuindo para o conhecimento da biologia e ecologia destes insetos e servindo como modelo para compreender a importância da conservação da diversidade de seres vivos.
No interior do Borboletário o tempo está sempre quente e húmido. Desta forma é possível manter vivas, durante todo o ano, borboletas tropicais que esvoaçam por entre a vegetação.
Cientistas, alunos e professores das escolas, famílias com ou sem crianças, turistas, todos têm no Borboletário um universo especial, verdadeiramente exótico, onde podem observar diversas espécies de borboletas, incluindo algumas de dimensões consideráveis, todas de uma beleza indizível. Entrar no Borboletário é ter a sensação que, de repente, os trópicos vieram de visita ao Parque Ambiental para nos pôr diante dos olhos um mundo de maravilha.