Jornadas Europeias do Património 2018 «Partilhar memórias»

Património
Data: 2018-09-29 09:00

Local: Posto de Turismo

«Azeite e azeitona: um património milenar», assim se designa o passeio pedestre interpretativo, que a Câmara Municipal de Constância vai promover no próximo dia 29 de setembro, como forma de assinalar as Jornadas Europeias do Património.

Com início às 9h00, no Posto de Turismo, em Constância, este percurso pretende sensibilizar para a importância histórica, cultural e natural dos olivais, da azeitona e do azeite, assim como a sua ligação ao território e às gentes do concelho.

É um património que deve ser preservado, pois é valioso e antiquíssimo, chegando facilmente às centenas ou até milhares de anos, podendo por isso ser contemporâneo ou até anterior à nacionalidade portuguesa.

O percurso passará por alguns dos olivais mais antigos do concelho, grandes quintas e respetivos lagares, terminando na Quinta Dona Maria em Montalvo com uma bucha, para degustar aromas e sabores de outros tempos.

Recorde-se que as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, evento que este ano tem por tema «Partilhar Memórias», demonstrando que «reavivar continuamente a memória é fundamental para que o passado não seja esquecido, ... fazendo com que a história se eternize na nossa consciência e se transmita de geração em geração.»

Ponto de encontro: Posto de Turismo

Distância: 10 km

Duração média: 6h00

Dificuldade: Média

Público-alvo: público em geral

Evento pago (3 euros), com inscrição obrigatória.

setembro 2018