Carnaval de outros tempos… No carnaval nada parece mal…

Última data: 2017-03-03 09:30

Local: Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill

De 20 de fevereiro a 3 de março a Biblioteca Municipal Alexandre O' Neill, em Constância, acolhe a exposição intitulada Carnaval de outros tempos - No Carnaval ninguém leva a mal.

Recolher, inventariar e divulgar as tradições do carnaval/entrudo no concelho de Constância é o principal objetivo desta exposição, que decorre exatamente numa ocasião em que Portugal e o mundo vivem as tradições carnavalescas das mais diversificadas formas.

Recorde-se que Entrudo e Carnaval são duas palavras com etimologias diferentes, mas que significam o mesmo, ou seja a entrada ou o começo da Quaresma, um período de jejum e penitência. É uma festa de três dias - entre o Domingo e a Quarta-Feira de Cinzas -, de inteira liberdade, durante a qual era e é, permitido fazer-se tudo. Tal como diz o povo No carnaval nada parece mal ou No carnaval ninguém leva a mal. Nestes dias podiam cometer-se os maiores excessos; desde pregar partidas aos vizinhos, algumas de mau gosto, vestirem-se de entrudos, onde os homens se vestiam de mulheres e as mulheres de homens, participar nas caqueiradas, atirando loiça partida, cântaros rachados, telhos, etc...etc .

Com a realização desta exposição, que está aberta ao público nos dias úteis, das 9h30 às 18h00, a Câmara Municipal de Constância, através da sua Biblioteca, pretende assinalar a época, divulgando e salvaguardando as tradições do entrudo no concelho.

dias úteis das 09h30 > 18h00

Todas as datas

• De 2017-02-20 09:30 a 2017-03-03 18:00
    segunda, terça, quarta, quinta & sexta