Festival das Grandes Rotas promove passeios pedestres

DSC 0047

Vai decorrer em Constância, de 29 de abril a 1 de maio, o Festival das Grandes Rotas, um evento que visa promover um território de excelência para a prática desportiva na natureza, agora potenciado pela Grande Rota do Zêzere – GRZ 33 e pela Grande Rota do Tejo – GR 12.

Integrados nesta iniciativa, vão decorrer nos dias 30 de abril, sábado, e 1 de maio, domingo, quatro percursos pedestres.

PASSEIO PEDESTRE DE 20 KM - 30 DE ABRIL

Percurso circular com início junto ao Posto de Turismo de Constância, percorrendo a totalidade da Grande Rota do Zêzere – GR33 no concelho de Constância e uma parte do Caminho do Tejo – GR12. A ligação da GR33 à GR12 é realizada pela aldeia de Montalvo. Ao realizar este percurso o pedestrianista tem oportunidade de contactar com algumas das paisagens mais características da região, como as zonas ribeirinhas do Zêzere e Tejo, a charneca e a lezíria.

Ponto de Encontro: Posto de Turismo | Hora de início: 8h30 (o secretariado abre às 8h00) | Hora prevista do final: 15h30 | Dificuldade: Elevada

PASSEIO PEDESTRE DE 10 KM - 30 DE ABRIL

Percurso circular com início junto ao Posto de Turismo de Constância, percorrendo uma parte da Grande Rota do Zêzere – GR33 e uma parte do Caminho do Tejo – GR12. Para além do contacto com as zonas ribeirinhas dos rios Tejo e Zêzere e a sua envolvente florestal, o pedestrianista terá oportunidade de conhecer a mais antiga ponte do concelho (ponte de Santo Antoninho) e as conheiras (vestígios de exploração de ouro pelos Romanos).

Ponto de Encontro: Posto de Turismo | Hora de início: 9h30 (o secretariado abre às 8h00) | Hora prevista do final: 13h30 | Dificuldade: Média

De 29 de abril a 1 de maio, decorre em Constância, o Festival das Grandes Rotas, um evento que visa promover um território de excelência para a prática desportiva na natureza, agora potenciado pela Grande Rota do Zêzere – GRZ 33 e pela Grande Rota do Tejo – GR 12.

Integrados nesta iniciativa, vão decorrer no dia 1 de maio, domingo, dois percursos pedestres, com 14 e 7 km de distância.

PASSEIO PEDESTRE DE 14 KM - 1 DE MAIO

Percurso linear entre o Parque Ambiental de Santa Margarida e a vila de Constância, percorrendo alguns troços da variante sul do Caminho do Tejo – GR12. De modo a valorizar o passeio pedestre, o percurso traçado irá descer, a partir do Parque Ambiental, em direcção ao vale da ribeira da Foz, de modo a que o pedestrianista possa comtemplar toda a riqueza natural desta ribeira. A aproximação a Constância é realizada fora do traçado da GR12, por um trilho mais técnico que percorre as margens dos rios Tejo e Zêzere. Tratando-se de um percurso linear a organização disponibilizará transporte em autocarro do Posto de Turismo de Constância para o início do percurso no Parque Ambiental.

Ponto de Encontro: Posto de Turismo | Hora de início: 8h30 (o secretariado abre às 8h00) | Hora prevista do final: 13h30 | Dificuldade: Elevada (percurso desníveis acentuados)

PASSEIO PEDESTRE DE 7 KM - 1 DE MAIO

Percurso linear entre o Parque Ambiental de Santa Margarida e a vila de Constância, percorrendo a variante sul do Caminho do Tejo – GR12. A aproximação a Constância é realizada fora do traçado da GR12, por um trilho mais técnico que percorre as margens dos rios Tejo e Zêzere. Este é um passeio pedestre adequado para todos aqueles que se pretendem iniciar na modalidade. Tratando-se de um percurso linear a organização disponibilizará transporte em autocarro do Posto de Turismo de Constância para o início do percurso no Parque Ambiental.

Ponto de Encontro: Posto de Turismo | Hora de início: 9h30 (o secretariado abre às 8h00) | Hora prevista do final: 13h00 | Dificuldade: Baixa

Destinado a diversos segmentos de público, o programa do evento está disponível no site do município em www.cm-constancia.pt, e no Posto de Turismo, serviço onde poderão ser solicitadas mais informações sobre o Festival das Grandes Rotas, presencialmente, ou através do endereço de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número de telefone: 249 730 052.