Procedimentos de Segurança - ação de sensibilização!

BRASÃO GNR site

A Guarda Nacional Republicana, no âmbito das suas ações de Policiamento Comunitário, realizou nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Constância, uma ação de sensibilização aberta a toda a população do concelho.

A Câmara Municipal, visando potenciar o sentimento de segurança junto da população, colaborou com a GNR na divulgação da ação, a qual visa aconselhar sobre procedimentos de segurança, nomeadamente em situações de burla, contos do vigário e furtos em residências.

Entre outros assuntos, refira-se por exemplo que a nova nota de 10€, da série "Europa", entrou em circulação em 23 de setembro de 2014, aumentando a preocupação das entidades competentes em alertar a população para as principais alterações e a suas implicações, por forma a prevenir eventuais ações de burla. Paralelamente, no decurso da ação, a população mais idosa será sensibilizada com alguns conselhos de segurança, tais como:

• Quando caminhar na rua não deve ostentar fios de ouro, anéis, brincos ou outros ornamentos de metais preciosos;
  • Não devem circular na via pública sozinhas(os), devendo pedir a vizinhos ou familiares que as(os) acompanhem;
  • Quando pretenderem fazer compras deverão levar apenas o dinheiro suficiente para as mesmas e não devem portar consigo qualquer cartão bancário;
  • Devem transportar o dinheiro separado por vários locais/roupa e não todo junto na carteira pessoal;
  • Quando se deslocarem à Junta de Freguesia ou aos CTT, com o intuito de levantar as suas pensões, deverão fazê-lo sempre acompanhadas(os) por alguém de sua confiança;
  • Nunca devem abrir a porta das suas residências a estranhos;
  • Deverão manter boas relações com vizinhos por estes constituírem o seu apoio mais próximo, transmitindo-lhes, também, estas recomendações;
  • Qualquer suspeita que surja acerca de indivíduos e/ou viaturas deverá ser comunicada de imediato à Guarda Nacional Republicana de Constância através dos seguintes contactos telefónicos: 249730070 e 962092039, ou através do Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..