ATUALIZAÇÃO DA CARTA EDUCATIVA E ELABORAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO EDUCATIVO - CÂMARA MUNICIPAL PROMOVEU SESSÕES

Carta Educativa

A Câmara Municipal de Constância tem estado a trabalhar no processo de atualização da Carta Educativa Concelhia e no Plano Estratégico Educativo do Concelho, pelo que nas últimas semanas tem vindo a auscultar a comunidade sobre estas matérias.

A Carta Educativa é, a nível municipal, o instrumento de planeamento e ordenamento prospetivo de edifícios e equipamentos educativos a realizar no Concelho, de acordo com as ofertas de educação e formação que sejam necessárias satisfazer, tendo em vista a melhor utilização dos recursos educativos, no quadro do desenvolvimento demográfico e socioeconómico de cada município.

O Plano Estratégico Educativo Municipal traduz-se num documento que visa refletir, estrategicamente, a médio/longo prazo sobre a educação formal e não formal em Constância, planear as intervenções mais relevantes e articular forças e vontades para o seu cumprimento.

Considerando que o município pretende que tanto a Carta Educativa como o Plano Estratégico Educativo Municipal transmitam uma imagem realista do que a comunidade concelhia ambiciona e porque a opinião de todos é importante.

O município de Constância promoveu várias sessões presenciais, dirigidas aos diversos intervenientes com competência em matéria de educação formal/não formal, nomeadamente associações e coletividades do Concelho, diretores de estabelecimentos de ensino privado e público na área de influência, organizações artísticas e desportivas com vertente de formação, IPSS locais com respostas sociais diretamente ligadas ao apoio a crianças e jovens, assim como as que possibilitam a aprendizagem ao longo da vida.

Foram oito as sessões que envolveram vários parceiros, que abordaram as seguintes temáticas:

• 16 de setembro de 2016 - "Educação Não Formal: Dificuldades e Oportunidades. O que potenciamos e o que podemos potenciar? – Uma perceção...";

• 30 de setembro de 2016 - "Encarregados de Educação – Uma Perceção Genérica sobre a Educação Formal e Não Formal em Constância";

• 10 de outubro de 2016 - "Aprendizagem ao Longo da Vida – Rumos e estratégias, dificuldades e oportunidades. O que potenciamos e o que podemos potenciar?";

• 12 de outubro de 2016 - "Ensino Profissional: Rumos e estratégias. O que potenciamos e o que podemos potenciar?";

• 14 de outubro de 2016 - "Atividades Extracurriculares – Limites e Potencialidades";

• 20 de outubro de 2016 - "Necessidades Educativas Especiais: Rumos e estratégias, dificuldades e oportunidades. O que potenciamos e o que podemos potenciar?";

• 21 de outubro de 2016 - "Desporto Escolar: Rumos e estratégias, dificuldades e oportunidades. O que potenciamos e o que podemos potenciar?";

• 25 de outubro de 2016 - "Docentes: Dificuldades e Oportunidades – Perceção e Autocrítica".

Para além do contributo pessoal e profissional da comunidade e dos elementos técnicos envolvidos, este processo conta com o apoio técnico da equipa da Rede ESCXEL (Rede de Escolas de Excelência), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.