Novos escalões no 30º Grande Prémio da Páscoa em Atletismo EDP Distribuição 10ª Caminhada

Cartaz GPPA final

O 30º Grande Prémio da Páscoa em Atletismo EDP Distribuição vai decorrer já no próximo dia 31 de março, em Constância, uma organização da Câmara Municipal, que este ano terá como novidade a inclusão de mais dois escalões.

Inserido no programa desportivo das Festas do Concelho 2018, o 30º Grande Prémio da Páscoa em Atletismo EDP Distribuição vai incluir um escalão para pessoas com deficiência a pé. Na origem deste novo escalão está o apadrinhamento da prova do ano passado pelo atleta paralímpico Gabriel Macchi que, duas semanas depois, se sagraria, em Londres, vice-campeão do mundo no seu escalão. Com a criação deste escalão pretende-se abrir o Grande Prémio da Páscoa a um número ainda maior de corredores, num espírito de integração e como estímulo aos atletas portadores de deficiência
.
Também com o objetivo de democratizar a corrida e conferir maior equidade entre atletas femininas e masculinos, procedeu-se ao desdobramento dos escalões de veteranos femininos, passando de dois para três.

A comemorar 30 anos, o Grande Prémio da Páscoa em Atletismo EDP Distribuição é uma das mais populares e apreciadas corridas de estrada da nossa região. São 10 000 metros, certificados pela Comissão Nacional de Estrada e Corta-Mato. Os atletas, tanto os de elite como os do pelotão, apreciam sobretudo a beleza do percurso, seguindo a margem do Zêzere, e as suas características planas, propícias à obtenção de boas marcas. Os recordes da prova são bem elucidativos: 29'37'' em masculinos, alcançado por Delfim Conceição em 2005 e 33'42''em femininos, conseguido por Marina Bastos em 2004. Quem conseguir bater estas marcas receberá um aliciante prémio que este ano foi aumentado para 1000 euros.

O prestígio da prova é atestado pelo facto de ter sido apadrinhado, ao longo de todos estes anos, por prestigiadas figuras do atletismo nacional, incluindo os supercampeões Carlos Lopes e Rosa Mota.

No tocante a prémios, os três primeiros classificados de cada escalão recebem taças e para todos os participantes haverá um saco que inclui uma t-shirt técnica e um troféu alusivos à prova.
As provas dos escalões jovens têm início às 9:30, sendo dada a partida para a prova principal às 11:15. Cinco minutos depois começa a caminhada, na extensão de 5 km, que já vai na sua 10.ª edição. O percurso é o dos últimos anos que tem sido do agrado geral: passando a ponte do Zêzere, vira mais adiante à esquerda para descer até às proximidades da ponte do Tejo e depois, vindo pela estrada panorâmica, proporcionar aos caminheiros a lindíssima vista de Constância.

Patrocinado pela EDP Distribuição, o Grande Prémio conta com os apoios da Infraestruturas de Portugal, dos Bombeiros Voluntários de Constância e da Associação de Atletismo de Santarém, bem como dos media partners Jornal de Abrantes, mediotejo.net, O Mirante e a Antena Livre.

Mais informações: www.cm-constancia.pt