Banco de Voluntariado

Maior Valor BLV-01

Constância > Valor (C>V) é um Regulamento Programa do Município de Constância, e que tem como objetivo a valorização do património existente no território, tanto natural, como construído, imaterial ou cultural. Por outro lado, apresenta-se como uma mais-valia no sentido de aglutinar programas e normas de atribuição de financiamento/apoio já existentes, mas fundamentando-os num objetivo comum, criar novos projetos individuais e/ou coletivos que possam gerar/potenciar Valor efetivo em Constância.

Para que estes objetivos possam ser atingidos, o Programa Constância Maior Valor prevê quatro ações operacionais: 1 - Viver em Constância, 2 - Investir em Constância, 3- Cidadania Ativa em Constância e 4 - Valoriza -te, Valoriza-nos.

É no contexto Cidadania Ativa em Constância, que aparece o Banco de Voluntariado (BLV) que se apresenta como o local de encontro entre todos os interessados em participar em ações de voluntariado e as organizações que necessitam de tais ações.

Neste sentido será lançado no próximo dia 5 de dezembro – Dia internacional do Voluntariado – o Banco de Voluntariado.

Poderão inscrever-se como voluntários todos os cidadãos residentes no concelho de Constância, com motivação para participar de forma desinteressada e consoante a sua disponibilidade, em atividades de âmbito social, desportivo, cultural, patrimonial ou ambiental.

Os menores de 18 anos terão que apresentar autorização escrita do encarregado de educação.

Podem ainda inscrever-se como instituições promotoras, todas as entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, socialmente reconhecidas e que pretendam desenvolver projetos na área do voluntariado.

Cada voluntário oferece apenas o tempo que considera conseguir dedicar às ações de voluntariado, assumindo um compromisso com a instituição de acolhimento e com os seus utilizadores em como cumprirá esse tempo.

As inscrições no BLV poderão ser efetuadas através de preenchimento da ficha de candidatura online no site do município (www.cm-constancia.pt) ou através de entrega da ficha em papel na Câmara Municipal de Constância no Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação – GASSE.