JÁ TEVE INÍCIO A INICIATIVA "A PÉ PARA A ESCOLA"

A pe para escola

A pé para a escola é um programa de fomento das atividades pedestres no seio da população escolar, desenvolvido pela Câmara Municipal de Constância em parceria com o Agrupamento de Escolas de Constância, a JICA, e a Tupperware através do Banco Local de Voluntariado.

Pretende fomentar, junto dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, maior autonomia relativamente às suas famílias para se deslocarem no percurso casa-escola, dotando-os e sensibilizando-os com as seguintes noções: importância de atividade física diária ou regular, orientação em espaço público, segurança rodoviária, cidadania, utilização e respeito do espaço público, sustentabilidade e saúde.

A iniciativa tem como objetivos fomentar e disseminar as deslocações a pé, colocando este meio de deslocação no centro da vida quotidiana dos munícipes, cimentar hábitos de prática desportiva regular e informal junto da população em idade escolar, criar "corredores seguros" para as deslocações e desenvolver sinergias com agentes e entidades locais com vista à delineação de estratégias adequadas que apelem ao envolvimento da comunidade (associações de pais, Agrupamento de Escolas, coletividades, vizinhos ou grupos de amigos).

A pé para a escola funcionou como programa-piloto no ano letivo 2015/2016 na freguesia de Montalvo, em regime de uma vez por semana, onde a Câmara Municipal de Constância colocou um técnico de desporto a enquadrar, monitorizar e acompanhar o percurso dos alunos participantes.

Com o sucesso do programa-piloto em Montalvo a autarquia decidiu apostar nesta iniciativa também em Constância, no ano letivo passado.

O A pé para a escola decorre em Montalvo, às quartas-feiras e em Constância às sextas-feiras ao longo de todo o ano escolar, com paragens coincidentes com as interrupções escolares.

Para informações, inscrições ou outros esclarecimentos, contacte o Pavilhão Municipal através do telefone 249 730 059 ou por e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..