DIA DOS MONUMENTOS E SÍTIOS EM CONSTÂNCIA

Sitios 01

Assinalando a comemoração do Dia dos Monumentos e Sítios, a Câmara Municipal de Constância dinamizou na tarde deste sábado, 16 de abril, a iniciativa Sinos, chocalhos, campainhas e guizos - sonoridades de outros tempos.

O evento, que decorreu na Quinta da Dona Maria, em Montalvo, teve num primeiro momento uma intervenção de Custódio Rodrigues Diretor do Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique, que relembrou as sonoridades de outros tempos, e a forma como os sons marcavam o ritmo das populações.

Posteriormente, houve apontamentos musicais com o chocalhofone, composto por 32 chocalhos (cedido pelo Município de Viana do Alentejo) e pelo Carrilhão LVSITANVS, composto por 63 sinos (Associação CICO), com a presença da Professora Ana Elias e das alunas Carolina Velo e Adriana Quintas, da Escola da CICO.

Paralelamente está patente ao público, no celeiro da Quinta, uma exposição de objetos etnográficos que representam algumas das atividades agrícolas exercidas pela população de Montalvo, com destaque especial para a exposição de chocalhos, campainhas e guizos, utensílios que são testemunhos vivos de memórias e de uma cultura identitária que se pretende recolher, preservar e divulgar.

Sitios 01Sitios 02Sitios 03Sitios 03Sitios 03Sitios 03Sitios 03Sitios 03Sitios 03Sitios 03Sitios 03Sitios 03Sitios 03Sitios 03Sitios 03Sitios 03Sitios 03Sitios 03Sitios 03Sitios 03