Centro Escolar de Montalvo - recomeçaram as obras

cem

Tal como estava previsto as obras do Centro Escolar de Montalvo tiveram início no final do mês de janeiro, o que só foi possível depois de cumpridos todos os procedimentos legais, nomeadamente o visto do Tribunal de Contas, que chegou recentemente à Câmara.

Recorde-se que não obstante o facto desta ser uma obra estratégica para a Câmara Municipal, em junho de 2015 a autarquia foi confrontada com a informação de que a empresa adjudicatária da empreitada atravessava uma difícil situação financeira, tendo os responsáveis da mesma informado que não tinham condições para concluir a obra.

Os trabalhos pararam e, daí em diante o Executivo Municipal e os seus técnicos desenvolveram todos os esforços no sentido de encontrar uma resolução para este problema ao qual a Câmara Municipal era completamente alheia.

Juntamente com as entidades que superentendem estas matérias, nomeadamente Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a Câmara Municipal desenvolveu múltiplos contactos. Assim, e porque foi possível a intercomunicabilidade entre os quadros de apoio, foi garantido o financiamento da construção do Centro Escolar de Montalvo, no âmbito do Portugal 2020.

Cumprindo as diretrizes da Carta Educativa a nova infraestrutura, aglutinará no mesmo espaço os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo, ficando devidamente equipado para responder às necessidades destes dois níveis de ensino.

O Centro Escolar de Montalvo será um polo aglutinador de várias atividades ligadas à educação, no qual, cumulativamente, a sala polivalente, o refeitório, a biblioteca e o pátio principal podem ser utilizadas pela comunidade local.

Deste modo, salas de estudo, biblioteca, cozinha, refeitório, instalações sanitárias, sala polivalente, zonas de recreio, recinto desportivo, zonas verdes, pátios, salas de atividades, arrumos, entre muitas outras, são as diversas áreas que integrarão o novo Centro Escolar de Montalvo.

A construção do Centro Escolar de Montalvo representa um investimento de 1.829.132,68€, o qual terá um apoio financeiro de 1.111.651,00€ através do Portugal 2020, sendo que a parte não financiada do projeto, será assegurada pelo orçamento da Câmara Municipal.