Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill

DSC 0o054

A Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill, inaugurada a 4 de abril de 1994 e integrada na Rede Nacional de Leitura Pública, é uma biblioteca pública no sentido que o Manifesto da UNESCO deu a este conceito, resultando numa instituição ativa, interveniente no meio e, como sublinha este Manifesto, "aberta a todos os membros da comunidade, sem distinção de raça, cor, nacionalidade, idade, religião, língua, situação social ou nível de instrução."

DSC 0010DSC 0017DSC 0020DSC 0021DSC 0033DSC 0039DSC 0043DSC 0046DSC 0048DSC 0057DSC 0058DSC 0064DSC 0072

O que é uma Biblioteca?

Por mais informação de que uma pessoa possa aprender ou possuir, é impossível essa mesma pessoa possuir toda a informação e documentação necessária para o seu desenvolvimento intelectual ou para aprofundar os seus conhecimentos sobre qualquer assunto. Hoje em dia, e com o desenvolvimento cada vez maior dos meios de comunicação, surgem cada vez maiores quantidades de livros, revistas e outros documentos com suporte não necessariamente em papel, como o CD-ROM, o DVD e a Internet.

É neste contexto que existem as bibliotecas, que reúnem e organizam e tornam possível a difusão dessa mesma informação a todos os cidadãos, facilitando a vida aos mesmos, que assim não precisam de se deslocar para fora ou então de despender dinheiro para a aquisição das obras.

As bibliotecas públicas são, como o próprio nome indica, de todos. Isto quer dizer que qualquer pessoa que viva ou trabalhe na localidade onde está a biblioteca pode frequentá-la, consultar ou ler documentos ou levá-los emprestados para casa. Estas bibliotecas têm como principal papel servirem a comunidade onde estão inseridas.

A biblioteca pública procura contribuir para o desenvolvimento cultural, educacional e artístico da população e proporcionar espaços e atividades para ocupação dos tempos livres de uma forma lúdica.

As coleções de documentos e informação que disponibilizam são diversificadas e abarcam todo o conhecimento humano. Podes encontrar numa biblioteca pública um bocadinho de tudo o que procuras! As bibliotecas possuem livros, revistas, jornais, CD's áudio, diapositivos, vídeos, jogos, brinquedos, cd-rom, bases de dados, computadores, Internet, ...!

Além de todo este tipo de documentos e de uma grande variedade de assuntos, a biblioteca pública organiza também atividades para adultos e crianças: exposições, debates, conferências, encontros com escritores, teatro, animação de contos.

Evolução Histórica

Constância é uma pequena vila situada na confluência de dois dos principais rios portugueses: o Zêzere, pelo qual desciam as mercadorias provenientes da Beira Baixa, desde a Serra da Estrela, passando pelo Pinhal e por Tomar (via Nabão) até Constância, e o Tejo por onde circulavam todos os produtos da região de Vila Velha, Gavião, R